Residentes em Saúde da Família realizam projeto “Hipertensão em Foco”

Intervenções sobre o tema foram feitas pelos acadêmicos em bairro de Alfenas

Os profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG, Alessandra Pires, Anderson Martins, Geovane Moreira, Heron Ataíde e Ramonielle Alves, promoveram durante todo o 1º semestre de 2017 o projeto “Hipertensão em Foco”, realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Pinheirinho/Santa Clara de Alfenas/MG.

Consistiu em várias intervenções sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), por meio de grupo operativo, oficinas temáticas e diversas ações ao longo do período. Os interlocutores das ações se basearam na metodologia do Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Mattus, mediante um diagnóstico situacional, no qual foi priorizado a intervenção junto aos pacientes hipertensos, devido sua alta prevalência.

A partir desse universo, os agentes comunitários de saúde e os residentes fizeram um convite nos domicílios de todos os usuários hipertensos cadastrados (517) e foi agendo na unidade de saúde, por microárea, um momento para aferição da pressão arterial e conversa sobre a HAS. Na ESF Pinheirinho/Santa Clara foi verificada a adesão por meio de uma entrevista, na qual selecionaram os usuários que se enquadravam no perfil “não aderente ao tratamento”, por meio do Teste Morisky.

Os usuários hipertensos de baixa e média adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso da Estratégia de Saúde da Família Pinheirinho/Santa Clara foram o público-alvo da intervenção e convidados a participar do grupo operativo nos moldes de Pichon, intitulado “Hipertensão em Foco”, com o objetivo de melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso e não-medicamentoso da HAS, além de mantê-la controlada e compreender as diferentes modalidades de tratamento da mesma.

Antes de iniciar o grupo operativo, os residentes realizaram um questionário individual sobre crenças acerca do uso dos fármacos, e coletivamente foi realizado um grupo focal para entender melhor as suas percepções a respeito da condição de saúde, ou seja, da hipertensão arterial sistêmica.

O grupo foi desenvolvido pelos residentes através de oficinas, realizadas quinzenalmente no salão da Igreja São Francisco, próxima a unidade de saúde, e foram abordados temas referentes à hipertensão, tais como: verdades e mitos, uso correto dos fármacos, alimentação saudável, terapias complementares, com destaque para fitoterapia, e atividade física do paciente hipertenso.

Na percepção dos residentes, “o projeto auxiliou na criação de vínculo com a comunidade; possibilitou troca de experiências com os integrantes, tanto com a população, quanto com as diferentes áreas profissionais; trabalhou a motivação, trabalho em equipe e os papéis de cada residente na dinâmica das relações interpessoais; entre outras habilidades requeridas e aprendidas”.

Para dar visibilidade as atividades do projeto “Hipertensão em Foco” e estimular a todos à prática de atividades físicas e alimentação saudável, foi realizada também a Caminhada da Saúde no bairro Pinheirinho, que contou com a colaboração  da equipe de saúde da ESF Pinheirinho/Santa Clara,  vários patrocinadores dos comércios da cidade, comunidade local, de alunos de Nutrição da UNIFAL-MG, alunos do curso técnico de Enfermagem da ASENA, Drogasil, e da participação do Programa Cidade Escola da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

Para finalizar foi realizada uma dramatização recordando todos os pontos abordados e uma confraternização entre os residentes em saúde da família e integrantes do grupo operativo, os quais receberam um certificado de participação e falaram sobre o que acharam do projeto.

Além disso, foram reaplicados os questionários individuais sobre as crenças, o teste de Morisky de adesão ao tratamento medicamentoso da hipertensão e realizado o grupo focal com todos os integrantes. Os resultados serão analisados, discutidos e toda trajetória entre a pesquisa e a extensão será transformada em artigo científico e publicada no meio acadêmico.

"Concluímos que além do aprendizado proporcionado e da finalidade de educação e promoção de saúde, os encontros tiveram um caráter terapêutico ao permitirem interações entre as pessoas e o compartilhamento de experiências comuns sobre a condição e o manejo da hipertensão", ressaltam os residentes.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Alessandra Pires, Anderson Martins, Geovane Moreira, Heron Ataíde e Ramonielle Alves, bolsistas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família