Projeto da UNIFAL-MG colabora para criação de feira de alimentos orgânicos

Essa é uma das ações articuladas pelo Fórum de combate ao uso de agrotóxicos

Com o apoio do projeto de extensão “Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas", coordenado pelos professores Adriano Santos e Francisco Xarão, do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da UNIFAL-MG, a cidade de Alfenas ganhou uma nova feira de agricultura familiar, constituída por alimentos orgânicos. A inauguração aconteceu na quinta-feira, 22/02.

A Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas (Faca) foi idealizada por agricultores e agricultoras familiares de pequenas propriedades rurais, com a colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Orgânicos Sul de Minas, da Emater-MG e participantes do projeto de extensão "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos". Conforme explicou professor Adriano em seminário realizado em 2017 na Universidade, o objetivo da articulação entre esses agentes é potencializar a agroecologia na região de Alfenas, além de promover a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis, apoiar a agricultura familiar, o pequeno produtor local e estimular a aproximação do campo com a cidade. A feira é resultado de umas das ações propostas para mobilizar a população local e regional sobre os riscos da utilização dos agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.

Para criar a feira, a Prefeitura Municipal e o governo do Estado se uniram em parceria, realizando a primeira edição na Praça Getúlio Vargas, onde barracas foram disponibilizadas para que a população pudesse encontrar leguminosas, folhosas, frutas e mel, além de cereais e compotas de frutas. Os alimentos orgânicos são certificados pela Orgânicos Sul de Minas, uma central de associações de produtores orgânicos da região, que organiza a produção e comercialização de alimentos orgânicos.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal Alfenas Hoje, a partir da inauguração da nova feira, as barracas dos alimentos orgânicos da Agricultura Familiar estarão disponíveis nas feiras de domingo, na Praça Dr. Fausto Monteiro e seu entorno, e nas feiras do bairro Pinheirinho e Praça Rachid Saliba.

Entre as vantagens de criação da Faca, o secretário de Desenvolvimento Rural de Alfenas, Dionízio José da Silva, apontou em reportagem ao portal, a certificação, que assegura ao consumidor adquirir um produto de qualidade e livre de adubos químicos e agrotóxicos, e também a possibilidade dos produtos serem adquiridos diretamente do agricultor e com menor custo-benefício.

Com informações: Portal Alfenas Hoje
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Alfenas