Você já pensou em doar seu corpo para a Ciência?

Conheça o projeto "Ensinando Além da Vida"

O Departamento de Anatomia - DAnat da UNIFAL-MG participa de forma direta da formação e habilitação de profissionais envolvidos em todos os cursos da saúde oferecidos pela Universidade.

Sempre prezando pela excelência do ensino e, embora ciente da amplitude tecnológica para uso educacional, o uso de cadáveres humanos para a formação didática de alunos é imprescindível e fundamental, não devendo ser ignorada ou esquecida, uma vez que prognósticos, diagnósticos, intervenções cirúrgicas e terapêuticas devem ser corretamente executados. No entanto, o material humano para estudo está cada vez mais raro, fato este que compromete a qualidade do ensino que vem sendo oferecido. Desta forma, como a doação de corpos já é realizada há vários anos no Brasil e em vários outros países como Estados Unidos, Canadá, França, China, Japão, Alemanha, Romênia, Áustria, dentre outros, a Instituição torna pública a possibilidade de doação voluntária do corpo para o estudo e pesquisa ao Departamento de Anatomia da Universidade, para que seja possível continuar formando profissionais com elevado grau de conhecimento e excelência profissional.

Nesse contexto, surge o projeto "Ensinando Além da Vida", que visa divulgar a legislação a respeito da doação de cadáveres para os departamentos de anatomia das universidades com a finalidade de estudo.

Algumas dúvidas que podem surgir quanto à doação:

1- Existe alguma legislação específica para a doação de corpos?

De acordo com o Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil brasileiro: é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo. No município de Alfenas há a Lei 4686/16, que regulamente a doação de cadáveres, ossos e restos mortais às Universidades do município.

2- Como Fazer para doar o Corpo para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) com o objetivo de Ensino e Pesquisa?

• Entrar em contato com o Departamento de Anatomia da UNIFAL-MG ou responsável (representante) da Instituição para manifestar sua intenção e verificar eventuais orientações;
  • Imprimir e preencher o TERMO DE INTENÇÃO DE DOAÇÃO DA UNIFAL-MG para fins de ensino e pesquisa e o TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA DOAÇÃO DO CORPO;
  • Assinar os termos, juntamente às duas (2) testemunhas que devem ser, preferencialmente, parentes de primeiro grau (pais, filhos, irmãos, cônjuge), ou outras pessoas;
  • Reconhecer a firma da assinatura do doador no cartório;
  • Se quiser, poderá registrar os termos no cartório. O registro é opcional;
  • Deve-se enviar para a UNIFAL-MG os termos de doação originais e manter pelo menos 1 cópia autenticada em família;

Ser doador não significa apenas contribuir na formação acadêmica de alunos, mas sim um ato altruísta, caridoso e heroico, uma vez que trará muitos benefícios para as gerações futuras, as quais usufruirão de profissionais mais qualificados e de todas as descobertas e avanços técnicos proporcionados pelas doações.

Contatos do Departamento de Anatomia da UNIFAL-MG:

Prédio N (Sala N 302) - Sede - Alfenas

Formulários para preenchimento: