Projeto do museu é aprovado no ProExt 2015

“Museu de cada um, patrimônios de todos nós" receberá R$ 60 mil para desenvolvimento

O projeto de extensão “Museu de cada um, patrimônios de todos nós: brincando de construir ideias sobre Museus e Patrimônios no Sul de Minas Gerais” foi aprovado pelo Programa de Extensão Universitária 2015 (ProExt) do Ministério da Educação e receberá R$ 60 mil para desenvolvimento.

Sob a coordenação da museóloga Luciana Menezes de Carvalho, diretora do Museu da Memória e Patrimônio - MMP e do professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da Universidade, Claudio Umpierre Carlan, também vice-diretor do MMP, o projeto consiste em desenvolver atividades que visem a Educação Patrimonial, com crianças de 05 a 12 anos das redes públicas, particulares e projetos sociais. "O projeto é voltado para o público infantil por entendemos que será necessário atuar, de formas isoladas, sistemáticas e particulares com cada tipo de público. Assim, propomos que esta versão 2015 seja voltada a este público aqui delimitado, com atividades próprias para sua faixa etária, e visando atingir o maior número de crianças da região. Nossa proposta é explicitar, na prática, como todo tipo de museu e de patrimônios são importantes, sejam os constituídos pela UNIFAL-MG ou pelas próprias crianças. Visamos reforçar que patrimônios estão em todos os lugares, bastando que alguém reconheça e tome como seu", informou a coordenação.

O ProExt 2015 é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.

Informações: Claudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e vice-diretor do MMP