Projeto de Arqueologia da UNIFAL-MG ganha destaque na região

Jornal de Paraguaçu repercutiu atividade que estimula conhecimento científico nas escolas

A edição do dia 21/11, do jornal “A Voz da Cidade” de Paraguaçu, deu destaque ao projeto “Arqueologia: uma atividade divertida” da UNIFAL-MG.

Intitulada Conhecimento subterrâneo”, a reportagem descreveu a atividade realizada pelos discentes do curso de História e do mestrado em História Ibérica da Universidade, junto aos estudantes da Escola Estadual Pedro Leite do município, no início do mês de novembro, conforme já noticiado pela Ascom em “Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas".

“Dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática, a iniciativa começou com uma apresentação ainda em sala de aula sobre os elementos básicos em Arqueologia como disciplina científica. Na  sequência, os estudantes rumaram a uma área de terra da escola onde foram elaboradas cinco quadrículas de escavação. Previamente preparadas pelos acadêmicos, cada uma das quadrículas continha elementos de períodos históricos distintos (grego, imperial, indígena, medieval e contemporâneo). Com materiais apropriados, os adolescentes escavavam a terra para encontrar objetos ou pedaços de objetos característicos”, enfatiza o texto.

A reportagem traz também relatos do professor Claudio Umpierre Carlan, coordenador do projeto; e dos acadêmicos participantes: Larissa Souza de Paula e Julio Cesar do Carmo.

Acesse na íntegra