Projeto de Ciências Biológicas estimula o aprendizado de "Ilustração Científica"

Trabalhos foram expostos no hall do prédio V

Entre abril e junho, o curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UNIFAL-MG promoveu um projeto intitulado “Introdução à Ilustração Científica”, que teve por objetivo estimular a capacidade dos alunos em desenhar modelos científicos.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Marcelo Polo, o projeto envolveu aulas ministradas pela ilustradora Alessandra Ribeiro Brandão, bacharel em Ciências Biológicas pela UNIFAL-MG  e pós-graduanda em Ilustração, Infografia e Motion Graphics pela Universidade Anhembi Morumbi.

O resultado, mostrado no trabalho final, reuniu artes de 11 alunos finalistas, as quais estão expostas no hall do prédio V, desde o dia 11/06.

Esta foi a primeira edição do curso, que contará com outra edição no segundo semestre de 2015.

A seguir, confira texto explicativo sobre o projeto, de autoria da ilustradora Alessandra Brandão.

A Ilustração Científica pode ser definida como a arte de ilustrar trabalhos científicos. De uma maneira mais genérica, é o nome dado para um desenho, gravura, pintura que tenham como finalidade ensinar ou facilitar o aprendizado. De vital importância na época do descobrimento, atualmente, a Ilustração Científica é usada  nas áreas Biológicas (Médica, Zoológica, Botânica, Farmacêutica, entre outras), tanto para o ensino básico como no universitário.

Muitos ilustradores científicos são cientistas com talento artístico,  outros são artistas que gostam de ciência. De qualquer forma, Arte e Ciência têm de ser conhecidas pelo artista, o que torna o ensino da Ilustração Científica nas universidades uma importante brecha para o desenvolvimento de novos profissionais com o conhecimento necessário para executar corretamente os trabalhos muitas vezes complexos. A Ilustração Científica pode ser uma área de grande realização pessoal e profissional, dado que o candidato a ilustrador tenha todo o conhecimento profissional e as ferramentas de trabalho que o mercado atual exige.

O conhecimento científico do objeto a ser ilustrado permite que detalhes importantes sejam ressaltados no produto final. O domínio de técnicas artísticas permite que seja escolhida a técnica ideal para se alcançar o melhor resultado, uma ilustração que seja precisa, clara e um trabalho artístico que chame a atenção do leitor para detalhes importantes.

O projeto “Introdução à Ilustração Científica” teve como proposta a melhoria da capacidade dos alunos em desenhar modelos científicos, tornando-se aptos para utilizarem técnicas de desenho como ferramenta para ilustração de seus trabalhos e resultados de pesquisas, bem como para o processo de ensino-aprendizagem. O desenho tem um importante papel no cotidiano de profissionais da área de pesquisa e da área do ensino em ciências, pois representa uma forma de ilustrar ideias, representar objetos de estudo e aprofundar o conhecimento sobre morfologia, anatomia, entre outros.

Ministrado durante os meses de abril a junho de 2015, o curso “Introdução à Ilustração Científica” contou com oito semanas de ensino e reforço das disciplinas básicas de desenho, bem como a elaboração de um projeto final, exibido na Universidade, para estimular o aprendizado e a melhoria constante da técnica de cada aluno, bem como estimular outros alunos a buscarem conhecimento da área da ilustração.

Através das semanas, pôde-se notar um grande avanço das técnicas de desenho de cada aluno, além do aumento do desejo de aprender novas formas de representação das formas complexas existentes na natureza, seja ela em escala micro ou macroscópica. Ao final do curso, os estudantes manifestaram também interesse de que um módulo intermediário seja ministrado em breve, bem como a repetição deste módulo inicial, de forma que outros alunos tenham a oportunidade de se inscrever.

O curso de desenho científico é encontrado em pouquíssimas instituições no Brasil, o que é um reflexo da falta de incentivo ao desenvolvimento de projetos sobre o assunto. Iniciativas como o curso “Introdução à Ilustração Científica”, reunindo profissionais da área e alunos com experiência em desenho, atingindo um público de nível universitário, tornam possível que instituições como a UNIFAL-MG avancem em termos de conhecimento científico, bem como inspiram os estudantes a buscarem carreiras inovadoras e pouco exploradas no país.

Informaões e fotos: Marcelo Polo, coordenador do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UNIFAL-MG