Projeto de informatização do PDI da UNIFAL-MG é destaque em eventos nacionais

Proposta foi apresentada pelo Prof. Tomás Dias Sant’Ana a auditores e a diretores de TI

A 44ª edição do Fórum de Capacitação da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC (FONAITec), realizada na cidade de Foz Iguaçu-PR, entre os dias 06 e 08/06, contou com palestra ministrada pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana e pelo Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo, docente da Universidade de Brasília.

Na oportunidade, Prof. Tomás apresentou o projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)”, que ganhou forças nas discussões do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), do qual, o pró-reitor é coordenador, e que ilustrou a temática do evento: “Auditoria Interna: Disseminando a cultura da gestão de riscos nas Instituições Federais de Ensino”.

A proposta inicial do projeto, idealizado pela UFLA, na pessoa do professor Paulo Bermejo, prevê o desenvolvimento e a implantação de um software na UNIFAL-MG de informatização do PDI, que posteriormente, poderá ser disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.

Conforme Prof. Tomás, a informatização permitirá também a integração do planejamento com a execução orçamentária. Atuam no projeto: 10 bolsistas da sede e do campus Varginha da Universidade, além de representantes da UFLA e colaboradores externos.

Além do professor Tomás, também participaram do 44º FONAITec, o auditor chefe da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, que atualmente ocupa o cargo de diretor administrativo na Associação Nacional dos Integrantes das Auditorias Internas; e o assistente administrativo da Auditoria Interna, Rodolfo Marques Grechi.

Vale destacar que o projeto de informatização do PDI também foi apresentado pelo pró-reitor durante o 10º Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior realizado no mês de maio, em Gramado-RS, sob o tema “A Universidade em tempos de crise: o papel estratégico da TI e da gestão por processos”. Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes: o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação, Marcelo Penha Fernandes, e o gerente de Desenvolvimento e Gestão da Informação, Cléber Moterani Tavares; que apresentaram trabalhos da Instituição durante o evento, conforme divulgado pela Assessoria de Comunicação em NTI participa de Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES.

Galeria de imagens

Fotos: Comissão Organizadora do 44º Fórum de Capacitação da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC e X WTICIFES - Comissão Organizadora do 10º Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES