Projeto desenvolvido pela Universidade é destaque em congresso no Canadá

Atividades envolvem arqueologia e divulgação científica realizadas com crianças
Atividade realizada na Escola Municipal Maria Antonieta Alvarenga em Paraguaçu (registro em maio de 2015)

O projeto "Arqueologia: uma atividade divertida", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvido na UNIFAL-MG e coordenado pelo professor Cláudio Umpierre Carlan, foi elogiado no congresso "Critical Heritage Association", realizado na cidade de Montreal, Canadá, no início de junho.

O trabalho "Heritage changes people: Brazilian Experiences" foi apresentado pelo Prof. Pedro Paulo Funari (Unicamp) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica ( PPGHI), tendo como base os seminários realizados pelos alunos do curso de História e do PPGHI, nas escolas da cidade de Paraguaçu-MG.

Sob a coordenação dos professores Pedro Paulo Funari (Unicamp), Lúcio Menezes (UFPEL) e Cláudio Umpierre Carlan (UNIFAL-MG), o projeto foi desenvolvido simultaneamente em Campinas, Pelotas e Alfenas.

"Preparamos um artigo sobre os trabalhos realizados em Paraguaçu que será publicado, ainda esse ano, na renomada Revista de Arqueologia Pública da Unicamp. É muito importante o projeto ser lembrado e elogiado no Canadá. Também, muito gratificante ver o trabalho desenvolvido com as escolas públicas da região, nesse caso Paraguaçu, sendo uma referência mundial. Estamos em contato com a Universidade de Laval, Quebec, importante Centro de Pesquisa fundado no século XVII, para trabalharmos em conjunto com professor daquela instituição, Réginald Auger, sobre os temas relacionados com Arqueologia e História. A ideia central é preparar os alunos da UNIFAL-MG, para ajudar nas pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Arqueologia coordenado pelo prof. Auger no Canadá, ligado diretamente ao Laboratório de Arqueologia Iberoamericana da Universidae e Laboratório de Arqueologia Pública da Unicamp", comenta Prof. Carlan.

A proposta deste projeto é promover o diálogo entre a Arqueologia Pública e a Divulgação Científica, de modo a atingir especialmente o público infantil. As atividades desenvolvidas com os alunos das escolas de Paraguaçu são ministradas pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) e graduandos do curso de História da UNIFAL-MG, e envolvem uma série de palestras e escavações arqueológicas, em sítios artificiais.

Confira trabalho apresentado no congresso: https://www.academia.edu/26190398/Heritage_changes_people_Brazilian_experiences

Com informações: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG