Projeto engaja ações de educação ambiental em escolas de Alfenas e região

Conheça o “EducAmbiental Animal” da UNIFAL-MG

Promover a educação ambiental é o objetivo de um projeto de extensão da UNIFAL-MG, que contribui para a formação dos alunos de escolas de Alfenas, no que se refere à conscientização e o respeito pelo meio ambiente e pelos animais.

O “EducAmbiental Animal” envolve visitas de alunos das escolas de  educação infantil, nível fundamental e médio  à Universidade, nas quais os estudantes participam de exposições monitoradas do material de coleções didático-pedagógicas e têm a oportunidade de manipular também os animais vivos, sob supervisão.

Segundo a coordenadora do projeto, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, técnica de laboratório que trabalha há seis anos na Instituição, o projeto acontece desde 2011, tendo apresentado recentemente, um expressivo aumento na demanda das visitas ao Laboratório Didático de Zoologia. “Neste ano de 2015, conquistamos uma bolsa de extensão, para que uma discente da graduação pudesse se dedicar exclusivamente no auxílio das atividades do projeto”, ressalta a servidora, também graduada em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade.

Atualmente, o projeto conta com um grupo de monitores, formado por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), no desenvolvimento das ações, além de duas alunas de pós-graduação no apoio às atividades.

Com o suporte do subcoordenador, o servidor João Francisco Vitório Rodrigues, chefe do Biotério, graduando em Ciências Biológicas pela UNIFAL-MG, o projeto recebe também a colaboração dos professores colaboradores Humberto Fonseca Mendes e Vinícius Xavier da Silva.

As visitas são realizadas ao Laboratório Didático de Zoologia, cuja capacidade de visitantes por vez é 48 lugares. “Entre as diversas escolas que serão convidadas a participarem da visitação, estimamos que até o final do ano de 2015 possamos atingir o número aproximado de 1.200 crianças e jovens que poderão conhecer o projeto e o ambiente universitário onde ele é desenvolvido”, revela.

Conforme explica Julieta, para cada visita de um grupo ao laboratório é montada a exposição com o material da coleção didático-pedagógica, permitindo aos visitantes o contato direto com o material, e em conjunto, são fornecidas informações acerca da classificação biológica dos grupos de animais e também das técnicas utilizadas para conservação dos mesmos, com o objetivo de estudo. “Os visitantes também recebem informações sobre a origem da coleção didático-pedagógica do laboratório, que se formou por meio de doações de outras instituições, criadores de animais, zoológicos, polícia ambiental, corporação dos bombeiros e da comunidade em geral”, comenta a coordenadora do projeto, enfatizando que não há estímulo algum ao sacrifício de animal silvestre ou doméstico, sob qualquer hipótese.

As exposições, assim como as informações prestadas aos visitantes, são adaptadas de acordo com o perfil do público, do qual podem integrar crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Durante as visitas são desenvolvidas atividades variadas, conforme o grupo visitante, ocasiões em que os estudantes participam de aula prática, dinâmicas, brincadeiras, exibição de filmes, entre outras atividades.

“No mês de março, recebemos o convite e comparecemos com parte de nossos animais em um evento na cidade vizinha de Alterosa-MG, que marcou o encerramento de um projeto das escolas municipais da cidade chamado ‘Meio Ambiente e nossas ações’”, conta Julieta. Na oportunidade, a equipe do projeto representou a Escola Professora Yolanda Dias Ribeiro, do Distrito de Cavacos, que trabalhou o conteúdo relacionado à fauna e o meio ambiente com os alunos, a partir de visita ao laboratório, nos dias que antecederam o evento em Alterosa.

A equipe também ministrou uma palestra voltada para conscientização ambiental aos funcionários de uma empresa do ramo de armazenagem e exportação de grãos de Alfenas, onde compareceu com alguns animais no dia 09/04.

Comentando sobre a importância do projeto no engajamento de ações que visam à conscientização ambiental, Julieta conta que sempre foi muito envolvida com o ambiente escolar da rede básica de ensino, uma vez que foi professora de Biologia no Estado por oito anos. “Conheço bem a realidade da sala de aula e a dificuldade de trabalhar apenas teoria com os alunos”, diz.

A coordenadora também considera as atividades de extensão decisivas para a formação dos acadêmicos, principalmente, no que se refere ao senso crítico e a cidadania. “As atividades de extensão valorizam a experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que promovem a reafirmação dos compromissos éticos e solidários da Universidade para com a comunidade”, afirma.

Julieta ainda complementa:  “O projeto permitirá aos acadêmicos a atuação em práticas pedagógicas, que contribuirão para a formação extracurricular dos envolvidos no projeto, além da experiência adquirida com o contato do público-alvo e da realidade escolar, que assim será diretamente beneficiada com as ações do projeto.”

As escolas interessadas em fazer agendamento ou saber mais informações sobre o projeto, podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1446 ou email: julieta@unifal-mg.edu.br.

Fotos: arquivo do projeto "EducAmbiental Animal"