Projeto FORPDI é apresentado em Harvard

Proposta da UFLA em parceria com a UNIFAL-MG ganhou destaque durante as reuniões Forplad

Durante o período de 04 a 08 de dezembro, o projeto de pesquisa "Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)", teve destaque internacional com sua apresentação na Universidade de Harvard em Cambride, MA – EUA.

A apresentação contou com a participação do Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo (da Universidade de Brasília - UNB e coordenador adjunto do projeto), Prof. Tomás Dias Sant´Ana (coordenador do Projeto) e do discente Wagner Vilas Boas de Souza (discente de doutorado em Administração da UNB e membro do Projeto de pesquisa).  Além da apresentação, ocorreram visitas técnicas a três centros da Universidade de Harvard: ASH Center for Democratic Governance and Innovation; Littauer Center of Public Administration; e David Rockefeller Center for Latin American Studies at Harvard. Tais visitas oportunizaram estabelecer contatos para trocas de experiências sobre ferramentas e metodologias utilizadas para o Planejamento Estratégico nas Universidades.

O projeto foi originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), na pessoa do Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo, e em parceria com a UNIFAL-MG, sob a coordenação do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant'Ana, ganhou força nas discussões do Forplad, herdando, inclusive o nome "ForPDI", em referência ao Fórum.

A proposta prevê o desenvolvimento e a implantação de um software na UNIFAL-MG de informatização do PDI, que posteriormente, será disponibilizado para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro, visando à economicidade na administração pública.

Para o Prof. Paulo Henrique, que também é coordenador do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB, a viagem teve um objetivo adicional que foi a prospecção de parcerias com professores de Harvard para inovações na educação profissional e tecnológica.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Tomás Dias Sant´Ana, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG