Projeto de pesquisa de professora do ICT aprovado pelo CNPq receberá R$ 376 mil

Proposta inclui cooperação internacional Brasil-Canadá durante os anos de 2013 e 2014

Campus Avançado de Poços de Caldas

O projeto "Desenvolvimento de Reatores Anaeróbios para o Tratamento de Drenagem Ácida de Minas", coordenado pela Profa. Renata Piacentini Rodriguez do Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT da UNIFAL-MG, campus de Poços de Caldas, foi aprovado na Chamada de Projetos MCTI/CNPq-ISTPCanada nº 19/2012, conforme resultado divulgado em 23/11/2012.

A proposta inclui uma cooperação internacional Brasil-Canadá durante os anos de 2013 e 2014, sendo a equipe brasileira formada pelos professores: Giselle Patrícia Sancinetti, Leonardo Henrique Soares Damasceno e Gustavo do Amaral Valdiviesso da UNIFAL-MG de Poços de Caldas, e também pelo Prof. Marcelo Zaiat, da USP, campus de São Carlos-SP. A equipe canadense é composta pelos professores: Bernhard Klein e Dirk Van Zyl, da Universidade da British Columbia (UBC).

O valor total aprovado para o desenvolvimento do projeto foi de R$ 376.020,00, que possibilitará a aquisição de novos equipamentos para o campus de Poços de Caldas, entre os quais um cromotógrafo de íons; e ainda, a permanência de um aluno da instituição por um período de 6 meses na UBC.

Chamada de Projetos MCTI/CNPq-ISTPCanada nº 19/2012

O objetivo desta Chamada foi selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa no âmbito da Cooperação CNPq/International Science and Technology Partnerships Canada (ISTPCanada) visando intensificar e promover novas parcerias entre os setores industrial, acadêmico e de pesquisa entre o Brasil e o Canadá. Os projetos devem atender a uma necessidade específica ou desafio do mercado, demonstrar potencial comercial e proporcionar benefícios a todos os participantes, e, mais amplamente, aos países que financiam as iniciativas.

Acesse o resultado.

Informações: Renata Piacentini Rodriguez, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG