Projeto de paisagismo da Unidade Santa Clara prioriza a sustentabilidade

Proposta para a urbanização do local foi apresentada em reunião com a Reitoria

A Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG promoveu uma reunião com a Reitoria, na segunda-feira, 09/11, para apresentar o projeto de paisagismo desenvolvido para a Unidade Educacional Santa Clara.

Sob a responsabilidade técnica da servidora Lisliê Goulart, arquiteta urbanista da Universidade, o projeto foi elaborado priorizando a sustentabilidade na urbanização do campus, um dos pilares da Instituição para o planejamento e execução de suas atividades.

“Para quê um projeto de paisagismo? Exatamente para que a gente possa plantar a árvore certa no local certo”, iniciou Lisliê, comentando que o paisagismo deve harmonizar a relação entre o ser humano e a natureza, de maneira sustentável.

A arquiteta urbanista destacou a arborização como estratégica e apontou o embelezamento, o direcionamento, a identidade e a delimitação de espaços, como alguns dos benefícios que as árvores podem proporcionar na estrutura urbana e paisagística. “Em termos ambientais, as árvores urbanas contribuem para a redução da erosão; para a umidificação do ar; para a retenção de água e economia de energia; para a redução da temperatura; para o aumento da umidade relativa do ar; para a canalização dos ventos e diminuição da fotoexposição e para o conforto acústico e o controle da poluição, com a amenização de ruídos e da poluição atmosférica”, afirmou.

Lisliê explicou que o projeto foi fundamentado, sob a supervisão do professor do Instituto de Ciências da Natureza, Marcelo Polo, que apresentou a proposta para a apreciação da Subcomissão de Paisagismo e Recuperação de Área da Instituição. “Visando melhorar a qualidade dos espaços livres da Unidade Educacional e, consequentemente, da comunidade universitária, no projeto, foram criadas micro e macropaisagens, que compõem ruas, estacionamentos, áreas de convívio, praças, palco para eventos culturais e ciclovia”, explicou a servidora, completando que as áreas foram contempladas com disposição de árvores de pequeno, médio e grande porte, das espécies exóticas, nativas, ornamentais e frutíferas.

Para planejar a arborização urbana da unidade, inicialmente, a arquiteta urbanista realizou um levantamento de suas características físicas que condicionaram a escolha das espécies mais adequadas a cada local. As ruas, os estacionamentos, o uso e as eficiências das edificações, a insolação e o sombreamento em seus 200 mil m² de área foram analisados e de acordo com as especificidades de cada lugar, Lisliê indicou as espécies mais apropriadas.

Segundo a responsável técnica pelo projeto, a Área de Preservação Permanente (APP) da Unidade Educacional recebeu atenção especial, sendo contemplada com árvores frutíferas diversas e espécies negligenciadas, que favorecerão para uma maior quantidade e diversidade de pássaros e insetos. “Estas árvores trarão alimento e abrigo para os seres vivos da APP, o que agregará uma maior diversidade para a flora e fauna existentes na unidade”, destacou.

Após a apresentação, os participantes fizeram algumas sugestões e observações no sentido de aprimorar o projeto.

A implantação, prevista para iniciar em breve, será monitorada com a elaboração de inventário com o quantitativo de espécies, localização, crescimento, entre outras informações pertinentes que irão definir critérios e planos de manejo para os anos seguintes.

Além do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, também participaram da reunião, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana; a pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa; o servidor técnico-administrativo da Unidade Educacional, Luiz Roberto Paiva, e o engenheiro eletricista da Coordenadoria de Projetos e Obras, Charles Guimarães Lopes.

Segundo informou o coordenador de Projetos Obras, o arquiteto José Mário Barbosa Alves, a CPO trabalhará no ano de 2016, na elaboração e implantação dos projetos de paisagismo para os campi avançados de Poços de Caldas e Varginha.