Grupo Cáritas participa do Projeto “Arqueologia: uma atividade muito divertida”

Ação é desenvolvida por alunos de graduação e de pós-graduação em História da UNIFAL-MG

Alunos do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Histórica Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG realizaram nesta quinta-feira, 13/11, atividades do projeto intitulado “Arqueologia: uma atividade muito divertida”, com a Associação Beneficente Cáritas de Alfenas.

O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é desenvolvido pela UNIFAL-MG, em parceria com o Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) da Unicamp e com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta é promover o diálogo entre a Arqueologia Pública e a Divulgação Científica, de modo a atingir especialmente o público infantil.

Esta semana, a ação aconteceu em sala de aula da associação localizada no bairro Pinheirinho, oportunidade em que os alunos explicaram o que é arqueologia para os estudantes e distribuíram o livro publicado pelo projeto. “É uma espécie de história em quadrinhos, organizado pela Profa. Dra. Raquel dos Santos Funari, que explica as principais características da ciência arqueológica”, comenta Prof. Cláudio Umpierre Carlan da Universidade, um dos coordenadores do projeto.

O livro é repleto de ilustrações e traz conceitos da arqueologia e das metodologias de pesquisa empregadas pela área. O volume foi distribuído gratuitamente também aos estudantes do 6º ano de escolas públicas dos municípios de Campinas, Alfenas e Pelotas durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os últimos dias 13 e 19/10.

“Na próxima semana realizaremos várias escavações, em sítios arqueológicos artificiais, construídos pelos alunos do PPGHI e do curso de História”, afirma Prof. Carlan, acrescentando: “Esse trabalho é fundamental para aproximar, cada vez mais, nossa Universidade da comunidade de Alfenas".

As palestras foram ministradas pelos alunos do PPGHI e do curso de História, que no mês de agosto, participaram de oficinas na UNIFAL-MG, organizada pelos pesquisadores do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte da Unicamp.

Informações e fotos: Claudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG