“Educação em Saúde Bucal”: aprendendo enquanto espera

Projeto envolve orientações para pais na sala de espera da Clínica de Odontopediatria

“Educação em Saúde Bucal” é tema de um projeto do Programa de Iniciação Científica Voluntária da Pós-Graduação da UNIFAL-MG, que envolve pais de pacientes da Clínica da Odontopediatria.

Idealizado pelas discentes Gabriela Mayara Oliveira Nascimento, Nayara Nunes da Cruz e Maria Carolina Pereira, sob a orientação dos professores Ana Beatriz da Silveira Moretti (Tiza) e Edmêr Silvestre Pereira Júnior, o projeto tem como proposta atuar na atenção primária – promoção de saúde bucal, na sala de espera da Clínica de Odontopediatria da Universidade.

A atividade, proposta para ser realizada por meio de encontros semanais (em um total de cinco semanas) com os mesmos participantes, consiste em aproveitar o tempo ocioso em que os pais permanecem na sala de espera enquanto aguardam o atendimento dos filhos. “As alunas aproveitam o momento para avaliar o nível de conhecimento pré-existente dos responsáveis pela criança, a respeito de saúde bucal e orientá-los sobre temas como, os hábitos inadequados na higienização, como é formada a cárie dentária e a importância dos primeiros molares”, explica a orientadora.

Em linguagem simples e de forma rápida, a exposição dos temas é feita pelas próprias alunas, que utilizam recursos audiovisuais, como projetor de slides e cartazes, para repassar o assunto abordado. Na oportunidade, as alunas também entregam aos participantes, folhetos explicativos para fixação do conhecimento adquirido, além de kits com escova, pasta e fio dental, cedidos pela Profa. Daniela Coelho de Lima, do Departamento de Clínica e Cirurgia.

Desde que o projeto foi implantado, a aluna Gabriela observou um dos motivos que interferem na saúde bucal das crianças. “Nós percebemos que falta muita informação e conhecimento dos pais sobre o cuidado com a saúde bucal dos filhos”, ressaltou.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, duas mães que participaram do projeto, manifestaram satisfação pelo trabalho das alunas. “Estou aprendendo muito”, disse Angela Maria Moreira da Silva, que veio com sua filha de 6 anos da cidade de Conceição da Aparecida, para receber tratamento. “Achei interessante a maneira de cuidar da boca da criança, porque às vezes a gente cuida, mas não é da maneira certa” , contou.

Josana de Paula Tiburcio, de Alfenas, destacou que tem aprendido muito no projeto, enquanto seu filho de 5 anos recebe atendimento na clínica. “A gente aprende como escovar melhor, a hora certa de escovar, como cuidar e o que a gente deve evitar comer. Estou gostando muito”, afirmou.

De acordo com a equipe do projeto, ainda existe uma cultura de que as visitas periódicas ao dentista devem acontecer para curar a dor e não prevenir problemas.  “O ideal é que a criança volte nos retornos e que não apresente nenhuma nova cárie”, diz Profa. Tiza. “Mais importante que curar é prevenir e o que falta para muita mãe é essa informação sobre prevenção”, acrescenta Gabriela, ressaltando a importância da participação das mães e/ou responsáveis para auxiliar na higiene bucal infantil.

Outra finalidade do projeto é educar as mães para que elas repassem o aprendizado a outras pessoas. “O objetivo  do projeto é também ter um multiplicador. Os pais vêm, aprendem e repassam o que aprenderam para um vizinho, um compadre ou a outro filho”, enfatiza a orientadora do projeto, revelando que para 2015, a intenção é estender a iniciativa para um projeto de extensão, a fim de obter a participação de mais alunos interagindo com a comunidade na educação da saúde bucal.

As alunas Gabriela, Nayara e Maria Carolina sinalizam positivamente para a continuidade do projeto. “Percebemos que o nosso trabalho não está sendo feito em vão, que de fato, acrescenta aprendizados para essas mães que participam, e por isso, queremos que continue acontecendo”, declarou Nayara.

Cerca de 100 crianças, com idade entre 4 e 12 anos, são atendidas semanalmente pelos alunos da Odontologia do 8º e 9º períodos na Clínica de Odontopediatria.