Universidade marca presença no Dia Mundial do Diabetes Mellitus

Confira os projetos de extensão que participaram de atividades realizadas em Alfenas

O programa de extensão Condições crônicas: cuidados inovadores, por meio de seus dois projetos de extensão, DIPER: em busca de uma melhor qualidade de vida e Doenças crônicas na infância, o Projeto Centro de Farmacovigilância (CEFAL), em parceria com o Centro de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas (CADOC), realizaram as atividades ao Dia Mundial do Diabetes Mellitus, no dia 14/11, em Alfenas. Estas atividades foram desenvolvidas à população, em especial, às pessoas com Diabetes Mellitus, com vistas a proporcionar orientações relacionadas ao uso correto das medicações, aos cuidados com os pés, aos sinais e sintomas de complicações, aos hábitos saudáveis de vida e aos direitos das pessoas com Diabetes Mellitus.

Os materiais educativos, folderes, panfletos e as dinâmicas foram preparados pelos integrantes dos projetos e pela equipe do CADOC, além de contar com material educativo do Centro de Educação da Sociedade Brasileira de Diabetes Mellitus. Foram realizadas atividades lúdicas e exercícios físicos sob orientação de fisioterapeutas. Na oportunidade, também foram realizadas aferições de pressão arterial.

Os projetos de extensão participantes do Dia Mundial do Diabetes são coordenados pelos professores:

• DIPER: em busca de uma melhor qualidade de vida é coordenado pelas professoras Silvana Maria Coelho Leite Fava e Eliza Maria Rezende Dázio;
  • Doenças crônicas na infância é coordenado pelo Prof. Dênis da Silva Moreira;
  • Farmacovigilância pelo Prof. Ricardo Radighieri Rascado.

A coordenação das atividades do CADOC no evento ficou sob a responsabilidade da enfermeira Valéria.

Informações e fotos: Silvana Maria Coelho Leite Fava, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG