Gestos que transformam

Projetos desenvolvidos por alunos do campus Poços de Caldas incentivam a solidariedade

Cortesia, gentileza, solidariedade. São essas as ferramentas usadas por alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas no desenvolvimento de atividades extensionistas propostas na disciplina de "Relações Internacionais e Globalização", ministrada pela Profa. Wilges Ariana Bruscato.

As ações integram o eixo de humanidades e empreendedorismo da unidade curricular do curso e envolvem a produção de um vídeo. “O trabalho consta da escolha, organização e desenvolvimento de uma ação de extensão, de qualquer caráter. Para documentá-la, devem produzir um vídeo e disponibilizá-lo no YouTube, para que todos os grupos possam assistir”, explica a professora.

Entre os temas trabalhados, estão aqueles voltados para o incentivo à doação de sangue e ajuda a asilos e instituições que acolhem a população em risco social em Poços. “Direciono os trabalhos de semestre para uma ação extensionista, de qualquer tipo, voltada para a comunidade ou mesmo interna, como forma de trabalhar diversas habilidades e dar oportunidade para que os alunos experimentem a extensão e tenham contato com outras realidades”, comenta.

Das cerca de 30 iniciativas apresentadas neste primeiro semestre de 2015, duas delas enfatizaram atitudes de humanização como forma de transformar o dia a dia das pessoas. Foram elas: “#GentilezaGeraGentileza” “Doação de Abraços”.

A gentileza como um espelho

Em #GentilezaGeraGentileza, os alunos doaram sangue, visitaram asilos e escolas e gravaram uma encenação no Parque José Afonso Junqueira de Poços, onde mostraram que pequenos gestos podem desencadear uma série de outras atitudes de cortesia que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. “Essa é a essência do nosso trabalho: mostrar a importância que é você fazer e receber a gentileza”, explica a aluna Letícia Darcie.

A iniciativa chamou a atenção da TV PLAN, emissora local, e ganhou destaque em reportagem na edição do jornal do dia 18/04.

“O projeto é muito interessante, normalmente no dia a dia, você vê o contrário, falta de gentileza gerando falta de gentileza, mas o que a gente não percebe é que a vida é um ciclo”, comenta o repórter Lucas Passos em depoimento, destacando que um pequeno gesto de ajuda, pode voltar para a pessoa que ajudou.

Doa-se abraço

Visando maior interação com a sociedade, os alunos do projeto Doação de Abraços promoveu uma campanha de humanização que consistiu na demonstração de afeto e solidariedade por meio do abraço. “A melhor forma de demonstrar afeto e carinho é através de um abraço, então a gente foi para ruas doar abraços”, apresenta o aluno Gustavo Faria no vídeo.

Os alunos entrevistaram a comunidade sobre a importância do abraço e utilizando cartazes saíram doando abraços a quem encontravam pela praça, pontos de ônibus e demais lugares de grande movimentação na cidade.

“Quantas pessoas você já abraçou hoje?” é a pergunta que finaliza a filmagem.

A favor da vida

Um trabalho realizado no ano de 2013 também pode ser citado como um bom exemplo de produção discente. Intitulado “Sangue Universitário - A solidariedade corre em nossas veias!”, o projeto envolveu uma campanha de doação de sangue, partindo dos próprios alunos a iniciativa de doar, bem como o passo a passo na doação. “Nossa mensagem é simples: doar sangue é um ato de solidariedade, é um ato a favor de vidas, um ato cidadão”, destaca a equipe.

Avaliando o resultado dos trabalhos desenvolvidos, Profa. Wilges comenta: “Os vídeos, por vezes, não têm resultado de alta qualidade e ainda estamos, semestre a semestre, refinando o trabalho e os critérios de avaliação. Mas todos, de uma forma ou outra, crescem com este trabalho”.

De acordo com a docente, os grupos que levam a sério a proposta são muito beneficiados. “Para aqueles que se envolvem, a contribuição para a formação, em vários sentidos, é inegável. Desenvolvem diversas habilidades como a capacidade de tomar decisões, de organização e planejamento, de colocar-se frente o mundo, de trabalho em equipe, de estabelecer relações com a comunidade e instituições, de autoavaliação, de avaliação dos pares, além de habilidades técnicas, como o desenvolvimento coerente do conteúdo e aqueles que se referem à elaboração do vídeo”, assinala.

Assista aos vídeos:

Projeto #GentilezaGeraGentileza

Projeto Doação de Abraços

Projeto Sangue Universitário - A Solidariedade corre em nossas veias!