Projeto da UNIFAL-MG concorre ao Prêmio Santander no Júri Popular

Participe! Vote na proposta “Empreendimentos Financeiramente Sustentáveis”

O projeto “Empreendimentos Financeiramente Sustentáveis” de autoria do aluno Jonatas Martins de Assis, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, do campus de Varginha da UNIFAL-MG, concorre ao Prêmio Santander Universidades – Empreendedorismo 2014, na categoria Júri Popular.

Internautas de todo o país poderão escolher três dos 18 finalistas que vão concorrer ao grande prêmio, em novembro, entre eles, o trabalho do discente da UNIFAL-MG.

A votação é feita entre os 150 melhores resumos de projetos já selecionados previamente pela Comissão Julgadora.

Para participar é fácil, basta acessar o link http://www.santanderuniversidades.com.br/JuriPopular/index.aspx  e procurar por “UNIFALMG” na seção de busca da página, para encontrar o projeto de Jonatas. Depois, é só votar.

No dia 27/10, uma segunda fase da participação popular vai escolher, entre os três mais votados, o grande vencedor que será anunciado dia 05/11, na cerimônia solene, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Empreendimentos Financeiramente Sustentáveis

O contexto do projeto envolve a proposta de um serviço que tem por objetivo implantar um sistema específico e simplificado de controle e gestão de informações financeiras em micro e pequenas. “Primeiramente é realizado o diagnóstico na empresa para se identificar suas características, situação econômica e financeira e grau de conhecimento técnico do gestor e assim adequar um sistema voltado especificamente para a mesma. O gestor será treinado de forma a ter autonomia na operação do sistema e posteriormente, poderá solicitar serviços de apoio”, explica Jonatas.

De acordo com o autor a visão que grande parte dos gestores dos negócios tem sobre finanças, é incompleta e diz respeito as obrigações fiscais. “O mínimo esforço que se observa por parte desses é a de organização de esforços para sanar a parte obrigatória que cabe ao pagamento dos impostos. Assim, negligencia-se de forma natural e não propositalmente, as informações financeiras que darão subsídio a tomada de decisão”, comenta, salientando que o projeto propõe oferecer soluções para os gestores nesta situação, para que evitem problemas de inviabilidade de seu negócio, por falta de recursos financeiros para sustentá-lo.

Considerado didático e voltado para a promoção da percepção do gestor às necessidades de gestão financeira de seu empreendimento, o serviço será adequado ao sistema específico para a empresa e com metodologia voltada para o nível técnico do gestor, o que proporciona o início imediato do funcionamento do sistema integrado a um treinamento aos responsáveis. “A condução das atividades já foram testadas na forma de projeto de extensão universitário e tiveram uma boa aceitação quanto à utilidade”, afirma.

Uma vez que é preciso adequar o serviço operacionalmente, o autor prevê um tempo de três a quatro meses para o início do funcionamento.

Seja você também parte da banca avaliadora desta premiação. VOTE!