Proplan divulga valores da Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários

Versão para impressãoEnviar por email
Recursos serão distribuídos entre as Unidades Acadêmicas, Reserva Técnica e Administração

A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) divulgou na última terça-feira, 17/04, o resultado da distribuição de recursos orçamentários entre as Unidades Acadêmicas para utilização em 2018. Tal matriz tem como objetivo alocar os recursos necessários para o funcionamento dos cursos de graduação por meio da compra de insumos, como reagentes, materiais de consumo, serviços, materiais de TI, viagens de graduação, dentre outros, de acordo com a característica de cada unidade.

Implantada em 2011, a Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários promoveu alguns benefícios, entre eles a racionalização dos processos de compras, uma vez que a Unidade Acadêmica sabe previamente o valor disponível para o exercício financeiro e dessa forma consegue evitar o desperdício de materiais.

Conforme aprovado na Proposta Orçamentária de 2018, o valor total da Matriz em questão a ser distribuído este ano é de R$ 2.166.023,37 (dois milhões, cento e sessenta e seis mil, vinte e três reais e trinta e sete centavos). Neste valor já estão incluídas as despesas com viagens acadêmicas de graduação que eram geridas pela Pró-Reitoria de Graduação que a partir de agora serão administradas pela própria Unidade Acadêmica.

A Proplan ressalta que o contingenciamento orçamentário por parte do Governo Federal foi somente em relação ao orçamento de capital e em 20%, afetando as Unidades que optaram pela inversão de parte de seus recursos da Matriz de Orçamento de Custeio e Capital (OCC).

A Matriz OCC traz indicadores calculados sobre uma base de dados anuais de caráter acadêmico, sendo que para o cálculo de alocação de recursos um dos principais indicadores previstos é o que se denomina Aluno Equivalente. Este é calculado após considerados os dados de graduação do ano anterior (2017).

A Proplan também publicou em 13/04 os valores da Matriz de Alocação de Diárias às Unidades Acadêmicas.

Confira abaixo a apresentação dos resultados da Matriz OCC.