Proposta da UNIFAL-MG é aprovada pelo Programa de Pesquisa para o SUS da Fapemig

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto é voltado para estudo da fadiga muscular em pacientes oncológicos

O projeto intitulado “Análise da fadiga muscular em pacientes oncológicos” de autoria do professor do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, Leonardo César Carvalho, foi aprovado no Edital Fapemig 14/2013 “Programa de Pesquisa para o SUS” – PPSUS.

Este edital prevê o financiamento de projetos de pesquisa focados em processos de atenção à saúde, à inovação e à qualidade da gestão, em temas considerados prioritários para o  sistema estadual de saúde de Minas Gerais, como:

  • Sistemas e Políticas de Saúde;
  • Gestão em Serviços de Saúde;
  • Vigilância em Saúde;
  • Doenças  Crônicas Não Transmissíveis (DCNT);
  • Inovação e Tecnologia em Saúde;
  • Pessoas com Deficiência, População Vulnerável e Saúde Mental.

De acordo com a Fundação, desde o lançamento em 2004, o PPS já destinou, só em Minas Gerais, R$ 34 milhões para aporte financeiro a projetos de pesquisa em saúde, atendendo a demandas das mais diversas instituições de pesquisa científica, universidades federais e desenvolvimento tecnológico, de gestão e assistência hospitalar. O edital já atendeu a diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da epidemiologia, farmácia, imunologia, medicina, microbiologia e saúde coletiva.

Os recursos para o desenvolvimento do projeto do Prof. Leonardo serão R$ 54.307,10, para execução em até vinte e quatro meses.

Confira o resultado divulgado em abril