Profa. Eva Burger representa região Sudeste do segmento das Federais no FOPROP

Pró-reitora foi eleita durante encontro nacional de gestores de pesquisa e pós-graduação

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG, Profa. Eva Burger, foi eleita para representar o segmento das Universidades Federais da Regional Sudeste no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), na gestão 2015-2016.

A representação do segmento das Federais junto ao Diretório Nacional e COPROPI-ANDIFES ficou assim constituída:

Coordenador: Prof. Edilson Silveira(UFPR)
Vice-coordenadora: Profa.Maria Lúcia Formigoni (UNIFESP)

Representações Regionais
Sul: Prof. Luciano Volcan Agostini (UFPel)
Sudeste: Profa. Eva Burger (UNIFAL-MG)
Centro-Oeste: Profa. Maria Clorinda Soares Fioravanti (UFG)
Nordeste: Profa. Rosineide Mubarack (UFRB)
Norte: Profa. Beatriz Ronchi Teles (INPA)

Entre as atribuições que cabem aos representantes regionais de cada segmento, está a missão de congregar os anseios e organizações de universidades de cada região. Dessa forma, a pró-reitora da UNIFAL-MG deverá reunir esforços a fim de identificar as necessidades da região Sudeste.

“É uma grande satisfação poder representar a UNIFAL-MG e dar maior visibilidade e participação de nossa Instituição no contexto do FOPROP”, comentou a Profa. Eva sobre o novo desafio.

O nome da Profa. Eva foi indicado durante o 31º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP) promovido em Goiânia, entre 18 e 20/11, reunindo os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação ou ocupantes de cargo equivalente das instituições de ensino superior brasileiras.

O ENPROP é o momento final de integração entre todas as reuniões periódicas do Diretório Nacional (DN-FOPROP), das regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e dos segmentos (Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Comunitárias), caracterizando-se como um importante encontro para o debate nacional sobre gestão da pesquisa, inovação e pós-graduação no país, bem como para a elaboração de propostas para o seu desenvolvimento.

O tema proposto para 2015, “Relevância Social e Econômica da Pesquisa e da Pós-Graduação”, deixa claro que o 31º ENPROP foi importante para tentar definir quais seriam as melhores estratégias para enfrentar a crise pela qual passa o país e encontrar soluções criativas para manter em funcionamento o sistema nacional de pesquisa, inovação e pós-graduação nos próximos anos. Nesse contexto, propôs a realização de palestras e debates sobre temas como “os impactos e a relevância social e econômica da pesquisa e da pós-graduação”, “a relação da pós-graduação com outros níveis de formação”, especialmente a efetivação da integração graduação-pós-graduação e a inserção da pós-graduação no ensino básico, “a avaliação do sistema educacional nacional”, em um sentido amplo, e, finalmente, quais “as estratégias de fomento à pesquisa, pós-graduação e inovação em tempos de crise”.

O FOPROP

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação é uma entidade sem fins lucrativos, constituída pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das instituições brasileiras de ensino superior que mantenham estruturas formalmente constituídas de pesquisa e pós-graduação.

Entre seus objetivos, destacam-se: congregar esforços na identificação das necessidades nacionais e regionais, nas áreas de pesquisa e pós-graduação, e propor às agências de fomento nacionais, regionais e/ou estaduais a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas; assessorar a concepção, o planejamento, a organização, o desenvolvimento e a execução de políticas de pesquisa e pós-graduação no país, colaborando com as associações de dirigentes universitários e com as instituições de fomento e apoio ao desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação e promover encontros, seminários, simpósios e outros eventos, assim como publicar matérias para divulgar estudos e propostas relacionadas com as áreas da pesquisa e da pós-graduação.