Pró-reitora de Extensão e coordenador de Cultura são empossados no Forproex

Eliane Garcia Rezende e Elias Evangelista Gomes comentam sobre os desafios atuais

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas da Educação Superior Brasileiras (Forproex) empossou as novas coordenações nacionais e regionais. Dois professores da UNIFAL-MG tomaram posse durante o 39º Encontro Nacional realizado entre 11 e 13/05 na UFABC.

A Profa. Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, tomou posse como vice-coordenadora do Forproex - Regional Sudeste para a gestão 2016-2017. Ela atuará junto à Profa. Jussara Maria de Carvalho Guimarães, pró-reitora de Extensão da Unimontes.

No mesmo encontro, o Prof. Elias Evangelista Gomes, coordenador de Cultura da Proex - UNIFAL-MG, foi duplamente empossado. Ele atuará como coordenador de Cultura no Forproex - Regional Sudeste junto com a Profa. Rogéria de Ipanema, assessora especial da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e o Prof. Roberto Amaral, diretor de Cultura da UFVJM.

No Forproex - Nacional, Elias assumiu a Coordenação de Cultura junto com os pró-reitores de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico C. A. Meyer (Unicamp) e Orlando Villar de Cavalcante Filho (UFPB).

No evento realizado na UFABC, foram debatidos a Matriz Andifes e o modelo de alocação de recursos das Instituições Federais de Educação Superior, os indicadores de extensão, os periódicos de extensão e as propostas de políticas culturais para as Universidades Brasileiras, dentre outros temas.

A Profa. Eliane assumiu a coordenação regional do Fórum com a tarefa de fortalecer as discussões sobre a implementação da creditação dos 10% de extensão nos cursos de graduação e sobre os indicadores da extensão na matriz orçamentária.

A pró-reitora afirma que “a creditação é um bom desafio que teremos que enfrentar. Tenho sido convidada para os debates sobre a implementação de políticas de extensão em Minas Gerais. Vamos seguir ouvindo e encontrando soluções dialogadas para as realidades das instituições no Sudeste e para subsidiar o Fórum Nacional”.

Nas coordenações de cultura, o sociólogo e professor Elias Evangelista Gomes considera que os desafios são de continuidade e criação. Ele afirma: “no Sudeste, o Corredor Cultural, uma experiência de circulação de arte entre 17 instituições, precisa continuar, avançar e atrair novas parcerias”. Completa: “No Forproex – Nacional, teremos o desafio de iniciar o debate sobre o mapeamento cultural das IES e pensar junto com as pró-reitorias sobre a criação de indicadores de cultura que subsidiem as suas ações”.

Elias considera que “mesmo em tempo de crise, é necessário que as instituições sejam criativas e unidas na defesa da cultura como expressão simbólica e como direito de cidadania”. A partir de sua experiência em Portugal, na Espanha e na França, afirma que “as grandes universidades são excelentes na produção científica e também são celeiros de arte e cultura”.

Por isso, os desafios são nacionais, regionais e também locais. O novo coordenador afirma que: “na UNIFAL-MG, queremos ouvir mais os servidores docentes e técnicos e estudantes para que juntos deixemos um bom legado para a nossa instituição”.

Neste sentido, o coordenador afirma que algumas discussões e iniciativas têm sido iniciadas. “No segundo semestre de 2016, queremos lançar o Guia Cultural da UNIFAL-MG; o edital para recebimento de doações de obras de arte; as novas linhas de trabalho em arte e cultura. E mais, a gestão da Proex está trabalhando para estreitar os laços com os grupos que fazem cultura na universidade e fora dela. São as ‘mesas de diálogos em cultura’ e já vamos começar com o pessoal do teatro. Isto é, gestão pública, séria e participativa aplicada à cultura”.

Informações e fotos: Pró-Reitoria de Extensão