Pró-reitores de Planejamento e de Administração participam de reunião em Vitória

Este foi o segundo encontro do Forplad de 2016

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) das Instituições Federais de Ensino Superior realizou entre os dias 22 e 24/06, em Vitória-ES, o segundo encontro de 2016 dos gestores das áreas.

Sediado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o evento aconteceu no auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, e contou com a presença do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, também coordenador nacional do Forplad, e da pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa.

O tema de abertura “Por uma Universidade Socialmente Relevante” foi ministrado pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho. “Este é um fórum extremamente importante, pois reúne a estrutura fundamental das universidades, as pessoas que captam os recursos e organizam os orçamentos das instituições. Se os debates que são realizados aqui conseguirem se estender para outros segmentos das universidades, eles ganham uma força política interna muito grande”, disse o palestrante.

Durante os três dias de evento, foram realizados relatos, palestras e apresentação de painéis nos quais os participantes discutiram orçamento, crise, planejamento, boas práticas de gestão, taxa de sucesso, evasão e retenção nas IFES, entre outros assuntos como o projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)”, apresentado pelo Prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo, docente da Universidade de Brasília.

O ForPDI é uma plataforma aberta para gestão e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de universidades federais e outras instituições públicas, que está sendo desenvolvido pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Brasília (UNB). Saiba mais em: www.forpdi.org.

Confira entrevista que o Prof. Tomás concedeu à TV Ufes:

Forplad

O Forplad é um fórum assessor da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem caráter permanente e congrega todos os pró-reitores de Planejamento e Administração das Ifes, que se reúnem periodicamente com o objetivo de estudar e propor soluções para os problemas relacionados a estas áreas.

Com informações e fotos: Universidade Federal do Espírito Santo