Pró-reitor integra Coordenação Regional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas

Versão para impressãoEnviar por email
Julio Cesar Barbosa foi indicado pelos colegas durante o fórum da região Sudeste

Durante o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais (Forgepe), da região Sudeste, realizado no campus da UFMG, em Belo Horizonte-MG, nos dias 05 e 06/08, o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG, Julio Cesar Barbosa, teve seu nome indicado e aprovado pelo pleno para compor a Coordenação da Regional Sudeste do Forgepe.

Passando a ocupar o cargo de vice-coordenador no Fórum, juntamente com a pró-reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Marlene Marins de Camargos Borges, coordenadora regional, o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG ressaltou sua satisfação por ter sido indicado pelo grupo. “Embora seja mais um grande desafio, foi motivo de imensa satisfação e orgulho, tanto por poder contribuir de forma mais contundente com os avanços na área de gestão de pessoas das IFES ao lado da pró-reitora Marlene, quanto por proporcionar que a UNIFAL-MG, de certa forma, continue figurando em posição de destaque dentre as Universidades Federais, a exemplo do que já vem ocorrendo com a participação de outros membros da Administração da UNIFAL-MG na liderança de fóruns e/ou similares”, enfatizou.  

No mesmo encontro, os gestores da área de Gestão de Pessoas tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, também coordenador do Fórum Nacional de Planejamento e Administração (Forplad).

Prof. Tomás ministrou o tema "Gestão Orçamentária das Universidades Federais: Orçamento Público Federal e Matriz OCC", no dia 06/08, oportunidade em que falou aos participantes, sobre o funcionamento do orçamento das IFES, bem como os possíveis impactos decorrentes do contingenciamento do governo. 

“Frente à preocupação dos pró-reitores com a questão orçamentária, mais especificamente quanto aos recursos destinados à capacitação e à terceirização, o coordenador do Forplad explicou como está a atual situação e como é constituída a Matriz Andifes/ Matriz de Orçamento - Outros Custeio e Capital (OCC), criada pelo Forplad”, contou Julio, assinalando que a explanação do Prof. Tomás foi muito elogiada pelos colegas no evento.

Encerrando o encontro com o representante do Forplad, os pró-reitores sugeriram a estruturação de um Grupo de Trabalho misto, contando com integrantes do Forgepe e do Forplad, visando dar continuidade às análises e propor, com a aprovação da Associação Nacional das Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), melhorias na minuta de Matriz de Distribuição de cargos Técnico-Administrativos em Educação para as IFES, a qual foi elaborada pelo MEC com a participação da FASUBRA.

 O Forgepe

De acordo com Julio, o Fórum de Gestão de Pessoas das Universidades Federais (Forgepe) foi criado há apenas um ano, pela Andifes, o que só ocorreu após grande esforço e trabalho de um grupo de pró-reitores. “Vale destacar o apoio incondicional do Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da UNIFAL-MG e presidente da Comissão de Políticas de Recursos Humanos (CPRH) da Andifes, e também as relevantes contribuições do Prof. Tomás Dias Sant'Ana, pró-reitor de Planejamento da UNIFAL-MG, em função da sua experiência na Coordenação Nacional do Forplad, também vinculado à Andifes”, afirmou.  

O Forgepe desempenha importante papel no estudo e proposição de políticas inovadoras, buscando o aprimoramento da gestão de pessoas nas universidades federais, com o intuito de promover o desenvolvimento e melhores condições de trabalho para os servidores.

Apesar de recente, o Forgepe vem trabalhando com afinco, por meio de sua coordenação, Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho (GTs), tendo alcançado avanços significativos nas discussões relacionadas à área de gestão de pessoas das IFES.

A 2ª reunião da Regional Sudeste do Forgepe compõe a agenda de atividades de discussão de temas concernentes à área de gestão de pessoas, como mudanças nos planos de carreira, racionalização de cargos, políticas de capacitação e qualificação dos servidores, dimensionamento e modelos de alocação de pessoal, melhorias nos sistemas de informação do governo e integração com os sistemas internos das IFES.

Foto: arquivo pessoal de Julio Cesar Barbosa, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG