Em reunião na Andifes, pró-reitor de Planejamento analisa o orçamento 2014

Representando o Forplad, Prof. Tomás Sant’Ana participou de reunião com o MEC em Brasília
Prof. Tomás Sant'Ana se reúne com a Diretoria Executiva da Andifes antes do encontro com o ministro

No dia 04/12, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Anna, participou de uma reunião da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o ministro da Educação, Henrique Paim, em Brasília.

Representando o Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), do qual é coordenador, Prof. Tomás conversou sobre o repasse do orçamento de 2014.

Na ocasião, o ministro reafirmou o quadro de incerteza a respeito da liberação de mais limite, como já havia dito o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, durante reunião do Conselho Pleno da Andifes. Henrique Paim disse que a situação é difícil por não haver previsão de aumento no orçamento, mas que trabalha junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para ampliar limites e liquidar a parcela do que já foi empenhado pelas universidades federais.

De acordo com o último balanço apresentado pelo secretário Luiz Claudio, dos R$ 3,7 bilhões empenhados do orçamento de 2014 para custeio, R$ 2,9 bilhões já foram liquidados, e que existe um esforço do MEC para ampliar este valor até o final de dezembro. De capital foram empenhados R$ 1,5 bilhões e liberados R$ 760 milhões. O levantamento realizado pelo Forplad corresponde aos valores apresentados pelo MEC.

O ministro afirmou ainda que a situação financeira de cada instituição será analisada de forma particular. Sobre o prazo para remanejamento dos empenhos de custeio e capital, encerrado no dia 05/12, houve sinalização de que ele pode ser ampliado, mas a medida ainda não foi confirmada.

Os representantes da Andifes também conversaram sobre os problemas que as universidades enfrentam em relação à inclusão de novos cursos na 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ministro solicitou à diretora de Supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, Marta Wendel Abramo, que priorize as situações mais urgentes. Também ficou planejado que a Andifes e o MEC vão elaborar um documento com a lista de pendências das universidades federais para auxiliar na transição de governo, mas não foi falado sobre o nome do novo titular da pasta da educação.

Além do pró-reitor da UNIFAL-MG/ coordenador do Forplad, também participaram da reunião, o presidente da Andifes, reitor Targino Araújo (UFSCar), o reitor Orlando do Amaral (UFG) e o secretário executivo da Associação, Gustavo Balduino. O reitor Targino disse que a Diretoria continua empenhada, e em permanente contato com o MEC buscando solução para as pendências das universidades.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Andifes