DE NOVA CARA: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lança novo portal web

Página proporciona maior dinamismo na navegação e serviços on-line aos usuários

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNIFAL-MG acaba de lançar a sua nova homepage. Para proporcionar maior dinamismo à página e tornar sua navegação mais fácil para os usuários, o novo layout foi criado não apenas para abrigar o conjunto de informações do órgão, como também facilitar o acesso aos sistemas da PRPPG e aos formulários de solicitações de serviços on-line.

As melhorias no portal foram coordenadas pelo Setor de Desenvolvimento da PRPPG, com o apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação e estagiários da própria Pró-Reitoria.

UM PORTAL TRANSPARENTE E DE FÁCIL ACESSO

Logo na capa da página, o usuário já se depara com uma apresentação dinâmica destacando a evolução da pesquisa e da pós-graduação nos últimos anos na UNIFAL-MG. No menu, localizado do lado esquerdo, pesquisadores e alunos podem conhecer a Pró-Reitoria e toda equipe de gestores, identificando inclusive, através de fotos, quem integra a PRPPG. A Pró-Reitoria ressalta que houve uma preocupação em resgatar as gestões anteriores, desde a criação da Pesquisa e da Pós-Graduação na Instituição, para apresentar em uma linha do tempo aos visitantes, quem já contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação da Universidade.

Também nesta coluna, o internauta pode encontrar informações detalhadas sobre a Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu, bem como acessar a Área do Aluno, recém-criada com links de fácil acesso com os assuntos mais procurados, como: Cursos Oferecidos, Emissão de Documentos, Horários da Pós-Graduação, Formulários e Manuais, Editais Abertos e Encerrados, Seminários e Defesas e Calendário.

Para tornar mais fácil a visualização, os Grupos de Pesquisa também foram divididos conforme os diretórios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Assim, as áreas passam a ser identificadas como: Agrárias; Biológicas; Engenharias; Exatas e da Terra; Humanas; Linguística, Letras e Artes; Saúde e Sociais Aplicadas.

De acordo com a responsável pelo setor que coordenou o projeto de reestruturação do portal, Thaís Ashcar Lima, a atualização da página já está sendo feita diariamente, o que permite acessar dados atualizados da Pró-Reitoria e também aproveitar novas ferramentas, como a Solicitação de Emissão de Declarações, por exemplo. “No futuro isso vai ser feito através de sistemas, mas por enquanto, em vez da pessoa ir à Pró-Reitoria ou ligar, ela vai poder solicitar através de formulário eletrônico; passar as informações dela e encaminhar o pedido direto do portal”, explica. Os administradores terão 5 dias úteis para retornar ao solicitante de Alfenas e 7 dias aos solicitantes dos campi – Poços de Caldas e Varginha.

DE ACORDO COM O PERFIL

A página traz uma ferramenta de idiomas, podendo ser traduzida para o inglês, espanhol, alemão e italiano, facilitando o acesso de pesquisadores também de outros países.

O site disponibiliza ainda, uma área de cadastro com o Perfil do Usuário que dá acesso aos sistemas da PRPPG, como a Plataforma de Submissão de Projetos – PSP direcionada à Iniciação Científica. Atualmente, já são 1.161 cadastrados, entre docentes, discentes e técnicos administrativos envolvidos em projetos de pesquisa na Instituição.

A PRPPG passa a disponibilizar também, os projetos em desenvolvimento e os já encerrados. “Aos poucos estão sendo inseridos os projetos dos anos anteriores, por enquanto, disponibilizamos os do ano de 2012, mas a intenção é postar desde 1992, quando iniciaram os projetos com bolsa na Instituição”, afirma.

No menu inferior do site, estão disponibilizados links para que os pesquisadores possam verificar os equipamentos adquiridos através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e da Agência Brasileira de Inovação – FINEP. Nesta área, podem ser acessadas as listas de equipamentos, os coordenadores responsáveis por cada equipamento, e os laboratórios onde encontram-se instalados.

Notícias, editais abertos e encerrados e links com chamadas e informações para solicitação de apoio a docentes e discentes na participação em eventos científicos lançados pela FAPEMIG e CNPq, são outras facilidades proporcionadas pela nova página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (http://www.unifal-mg.edu.br/prppg/eventos_cientificos).

Confira, visitando o novo portal e bons acessos: http://www.unifal-mg.edu.br/prppg/

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social