Comissão de Qualidade de Vida realiza Semana de Promoção à Saúde em Varginha

Programação contou com palestra sobre a importância da cessação do tabagismo

A Comissão de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG e a subcomissão do campus de Varginha, juntamente à Diretoria da unidade, promoveram a  “3ª Semana de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde do Servidor da UNIFAL-MG  - Comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo”.

O evento contou com palestra sobre Tabagismo, proferida pelo servidor Evandro Monteiro de Sá Magalhães, médico pneumologista, que salientou em sua fala, se tratar de um grande problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, já que, atualmente, morrem no mundo, cinco milhões de pessoas, por ano, em consequência das doenças provocadas pelo tabaco. O palestrante enfatizou ainda, a importância da cessação do tabagismo estar atrelada aos cuidados com a saúde em geral, de se desenvolver hábitos de vida saudáveis, da busca de um maior equilíbrio, físico, mental e espiritual.

Ao final da palestra, a enfermeira do trabalho, Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro, fez um breve relato sobre o Programa de Cessação do Tabagismo que a equipe de QVT oferece aos servidores da UNIFAL-MG. Este programa segue os moldes do Programa de Cessação do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer - INCA. Após a explanação, um ex-tabagista prestou um depoimento.

Outras atividades que integraram a programação do evento foram realizadas no hall da cantina do campus Varginha, local onde estiveram presentes projetos do curso de Fisioterapia (Liga Dermato-funcional, Projeto Mãos que Aliviam, Liga da dor – Auriculopuntura com grãos de mostarda, Programa Estudo da Postura e do Movimento com a atividade ajuste-se); do curso de Farmácia (Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, e o NAFAU – Núcleo de Atenção Farmacêutica da UNIFAL-MG, aferindo a Pressão Arterial, Glicemia e Triglicérides); também um profissional de Educação física da cidade de Varginha, juntamente à servidora Rúbia Carla Vasconcelos Penaforte, que realizou atividades lúdicas voltadas para o treinamento funcional; treinamento de Ginástica Laboral para servidores do campus, o qual foi conduzido por estudantes do curso de Fisioterapia, a fim de fazer com que as atividades sejam aplicadas no ambiente de trabalhos; e, ainda, a apresentação musical do projeto de extensão Camerata Theophillus, encerrando o evento.

Fotos: arquivo da Comissão de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG