5ª Edição das Jornadas Universitárias em defesa da Reforma Agrária

Versão para impressãoEnviar por email
Evento abordou conflitos e criminalização dos movimentos sociais desde 2016

A 5ª edição das Jornadas Universitárias em defesa da Reforma Agrária foi realizada nos dias 12 e 13/06 pela UNIFAL-MG em Alfenas e Varginha. Considerado um evento marcante na região do Sul de Minas desde a 1ª edição em 2014 - realizada em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) -, as Jornadas de 2018 foram organizadas pelo projeto de extensão "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas", que promoveu o debate sobre o tema "Conflitos agrários e a criminalização dos movimentos sociais no contexto do golpe de 2016".

O evento teve início, em 12/06, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) no campus Varginha, com a "Feira de produtos da Reforma Agrária" e a mesa-redonda sobre conflitos agrários, da qual participaram o advogado popular do MST, Carlos Torezane, e o professor do curso de Geografia da UNIFAL-MG, Estevan Coca, que também é membro do NERA-Unesp, campus de Presidente Prudente e da rede DATALUTA.

No dia 13/06, em Alfenas, as atividades começaram a tarde com a feira e o Sarau do Guisado, coordenado pela professora da Faculdade de Nutrição (FANUT), Valéria Vieira. A Jornada terminou a noite com o debate "Conflitos Agrários no Brasil", mediado pelo Prof. Estevan e com a participação da dirigente estadual do MST e coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Alfenas, Michele Neves, e da estudante de Geografia e coordenadora do setor de comunicação do DCE, Isabelle Medeiros.

Na ocasião, além do destaque sobre os dados e séries históricas sobre a estrutura fundiária no Brasil, os conflitos agrários e seus contextos históricos e geográficos, os participantes discutiram a situação preocupante dos ataques que os jovens e os povos do campo têm sofrido desde 2016, enfatizando um dos maiores conflitos agrários do Brasil, o da antiga Usina Ariadinópolis, em Campo do Meio-MG, em que mais de 300 famílias acampadas aguardam decisão judicial a respeito da desapropriação da usina para fins de reforma agrária em Minas Gerais.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Adriano Santos, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e coordenador do "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas"