Vem aí a V Semana de Avaliação Institucional

Discentes e docentes da UNIFAL-MG: participem!

Entre os dias 20 e 26/05/2013, a UNIFAL-MG realizará mais uma Semana de Avaliação Institucional, aberta para participação de alunos e professores da universidade.

Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, a autoavaliação é um instrumento que visa identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados na qualidade das ações vinculadas ao ensino-aprendizagem, bem como em todas as dimensões da Instituição.

Nesta etapa, alunos e professores deverão avaliar os cursos e as disciplinas ministradas no segundo semestre de 2012.

Participe, acessando o link www.unifal-mg.edu.br/sinaes.

A sua opinião é muito importante para o desenvolvimento da nossa instituição.

O QUE É A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Avaliação das Instituições de Ensino Superior foi instituída pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, como parte integrante dos procedimentos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, a autoavaliação é um instrumento que visa identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados na qualidade das ações vinculadas ao ensino-aprendizagem, bem como em todas as dimensões da instituição.

A CPA é formada por 12 membros, entre os quais, representantes de professores, técnicos, alunos e da sociedade civil, que se reúnem mensalmente com o propósito de elaborar e desenvolver junto à comunidade acadêmica, os processos internos da autoavaliação institucional; de acordo com os princípios e diretrizes do SINAES.

COMO É O PROCESSO AVALIATIVO?

Tal processo avaliativo acontece a cada período letivo, tendo em vista o semestre anterior e está dividido em duas etapas: na primeira; alunos, professores e servidores técnico-administrativos participam da avaliação global que envolve temas como missão da universidade, o Plano de Desenvolvimento Institucional, o ensino na graduação e na pós-graduação, as atividades de pesquisa e extensão, além da infraestrutura física, dos recursos de apoio, entre outros. Já a segunda etapa, é restrita aos alunos e professores, os quais avaliam as disciplinas desenvolvidas no semestre anterior, evitando assim que disciplina alguma deixe de ser avaliada.

PARA QUE AVALIAR?

Os processos avaliativos autorizam oportunidades que auxiliam na formulação de diretrizes para as políticas públicas de Educação Superior, no alcance de resultados na melhoria da qualidade e da relevância das Instituições de Ensino Superior.

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

A avaliação institucional se caracteriza como estratégia para examinar a universidade como um todo, em todos os seus aspectos, especialmente, quando se sabe que é necessário planejar antes de agir.
Entretanto, é essencial que não apenas professores e técnicos participem do processo avaliativo; mas também os alunos, pois a percepção destes favorecerá a identificação dos pontos fortes e das fragilidades existentes na instituição e, assim propor melhorias na construção contínua de uma universidade cada vez mais sólida.

COMO AVALIAR?

Para participar, os alunos devem acessar www.unifal-mg.edu.br/sinaes, selecionar a avaliação correspondente (Avaliação Institucional 2012/2 – Avaliação institucional referente ao segundo semestre de 2012), escolher o perfil; se é aluno de graduação, pós-graduação ou de Educação a Distância, e fazer o login com o número de matrícula e CPF para responder as questões. Professores deverão acessar o mesmo endereço, selecionar a avaliação e o perfil correspondentes e utilizar a matrícula SIAPE e o CPF para avaliar.

Ao fazer o login, os usuários são direcionados para uma nova página, sendo que suas informações não ficam armazenadas. Desta forma, a CPA garante que a avaliação seja anônima.

Mais informações com a Comissão Própria de Avaliação, pelo e-mail: comissao.avaliacao@unifal-mg.edu.br.

ATENÇÃO: para facilitar o acesso a avaliação, a CPA disponibilizará para a comunidade acadêmica, quatro terminais, durante a semana:
Sede: Prédio V, PCA e Biblioteca
Unidade Educacional Santa Clara: próximo à cantina