Alunas da Medicina participam de Congresso Paulista de Medicina de Família

Encontro aconteceu em Ribeirão Preto e debateu a Saúde da Família na Rede de Atenção de SP

De 13 a 16/11, Ribeirão Preto sediou o 5º Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade cujo tema foi: “O Futuro da Estratégia de Saúde da Família na Coordenação de Rede de Atenção à Saúde do Estado de São Paulo”.

O evento teve uma programação atual e diversificada envolvendo temas como Política de Atenção Primária à Saúde, O Mais Médicos, o futuro da residência de Medicina de Família e Comunidade. Propiciou encontro das diversas categorias profissionais que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a oferta de variados cursos e oficinas temáticas tais como Abordagem Familiar, Grupos Ballint e Hanseníase.

Dois trabalhos científicos desenvolvidos na unidade curricular Medicina Familiar e Comunitária II da UNIFAL-MG foram apresentados no evento. Os trabalhos foram apresentados pelas acadêmicas do segundo período do curso de Medicina, Anelise Silva França, Alexia Rezende Garcia, Bruna Micali Calil e Daphine Palhoti Menezes, sob orientação da Profa. Patrícia Mônica Ribeiro e coorientação das professoras Gabriela Itagiba Aguiar Vieira e Mirian Monteiro Castilho da Silveira, que acompanharam as acadêmicas no evento. Foram apresentados os seguintes trabalhos: “Construção do portfólio de aprendizagem: Relato de experiência” e “Inserção dos acadêmicos de Medicina na atenção primária à saúde: Relato de experiência”.

O evento foi de importância para a Medicina Familiar e Comunitária, que atualmente é o principal eixo na formação médica. Além de representar a possibilidade de divulgação científica das pesquisas desenvolvidas por professores e alunos do curso de Medicina da UNIFAL-MG. O evento foi sediado em uma cidade de tradição universitária nacional e realizado pela Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC).

Galeria

Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora-coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG