Recicla UNIFAL-MG engaja ações de sustentabilidade em Poços de Caldas

Projeto estende coletas seletivas para festas universitárias e repúblicas

Entre atividades de educação e conscientização sobre a coleta seletiva, o projeto de extensão “Recicla UNIFAL-MG”, realizado no campus Poços de Caldas, tem promovido coletas até mesmo em festas universitárias. Essa é uma das novidades do projeto, que tem atuado também em repúblicas e feito a coleta de óleo de cozinha usado.

Coordenado pela docente Giselle Patrícia Sancinetti, em parceria com o professor Luiz Felipe Ramos Turci, o projeto foi criado em 2014, objetivando incentivar à coleta seletiva no campus  e também na cidade de Poços de Caldas. “O projeto possui importantes parcerias com cooperativas da cidade, as quais realizam a coleta de materiais inorgânicos e óleo utilizado”, explicam os coordenadores.

Atualmente, integram o Recicla UNIFAL-MG, os discentes Daniele Braga, Claudiana dos Reis e Fábio Carnietto, que realizam atividades para conscientizar o núcleo acadêmico e a população da cidade sobre a importância de fazer a coleta seletiva. “O grupo busca também sensibilizar a sociedade em relação ao serviço prestado pelos colaboradores das cooperativas”, conta a coordenação, acrescentando que para isso, os integrantes participam de eventos, reuniões da associação sustentável municipal e atividades com as cooperativas, além de disponibilizar continuamente material digital com as atividades desenvolvidas pelo grupo no endereço: http://reciclaunifal.wixsite.com/sustentabilidade; na página do projeto na rede social (https://www.facebook.com/recicla.unifal) e por meio de mala-direta via e-mail recicla.unifal@gmail.com.

Além da participação do Recicla UNIFAL-MG nas festas universitárias "Vem Cá, Morra VIII" e "5 Mais", quando a equipe chegou a coletar mais de dois caminhões de materiais recicláveis, em apenas neste último; o grupo também tem realizado a ação “República Amiga Recicla UNIFAL-MG", cujo objetivo é estimular as repúblicas dos alunos da UNIFAL-MG em Poços de Caldas a realizarem a coleta seletiva. “Após uma seleção das repúblicas que receberam o selo ‘República Amiga Recicla UNIFAL-MG’, o projeto fez a doação de tambores a essas repúblicas que assim, puderam apropriadamente acondicionar maiores quantidades de material, o que viabilizou que a cooperativa Ação Reciclar passasse a coletar nessas repúblicas”, conta Profa. Giselle.

Conforme o subcoordenador do projeto, Prof. Luiz Felipe, no mês de setembro, a equipe lançou também a ação “Complementando o Recicla”, com o intuito de estimular a comunidade acadêmica a promover a coleta seletiva em sua rua ou condomínio. “Com essa ação, premiamos com horas de atividade complementar o discente que coletar uma quantidade mínima de material reciclado e entregar às cooperativas”, detalha.

Com o apoio da Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais - Coopergore, a equipe também passou a realizar a coleta de óleo de cozinha usado, instalando um ponto de coleta de óleo no prédio de salas de aula do campus de Poços de Caldas. Também está sendo realizada uma campanha de economia de energia no campus, no qual foram fixados advertências nos interruptores a fim de lembrar as pessoas de desligarem luzes e equipamentos eletrônicos após sua utilização.

Juntamente às cooperativas parceiras, os integrantes do Recicla UNIFAL-MG também promoveram a conscientização de alunos da Escola Estadual Francisco Escobar sobre a coleta seletiva, em preparação para o 5º Giro Sustentável. A principal atividade do projeto no evento, realizado em setembro, foi a organização e participação em uma gincana de coleta de materiais recicláveis nos bairros vizinhos da escola, em conjunto com professores, alunos e cooperados da Ação Reciclar e Coopergore.

“Além dos projetos citados, um Posto de Entrega Voluntária (PEV) está em fase final de construção pelo grupo, e sua implantação em um bairro estratégico de Poços de Caldas será realizada ainda este semestre. Se o uso de PEV nos bairros se mostrar viável, as cooperativas poderão aumentar sua área de atuação, melhorando a coleta seletiva na cidade”, anuncia Prof. Luiz Felipe.

Desde a implantação do Recicla UNIFAL-MG, a coleta de materiais tem crescido e o grupo tem conquistado seu espaço entre a comunidade acadêmica e poços-caldense. “A realização deste projeto promete crescer ainda mais, incentivando e proporcionando condições adequadas para a sustentabilidade”, conclui Profa. Giselle.

Confira material de divulgação do projeto

Fotos: arquivo da coordenação do projeto Recicla UNIFAL-MG do campus Poços de Caldas