Extensão da UNIFAL-MG recebe R$ 449.822,20 em recursos para 2013

O valor será destinado para o desenvolvimento de 5 projetos e programas aprovados no ProExt

A UNIFAL-MG foi uma das 113 instituições públicas de ensino superior contempladas pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária (ProExt), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. A Pró-Reitoria de Extensão - PROEX da universidade receberá R$ 449.822,20 em recursos para o desenvolvimento de 5 projetos e programas de extensão no ano de 2013. Este ano, a instituição inscreveu 8 projetos.

De acordo com o resultado divulgado pelo MEC na tarde de ontem, 15/08/2012, as propostas enviadas pela PROEX aprovadas, foram:

1- “Ações preventivas e diagnósticos de doenças crônicas em trabalhadores rurais”
Coordenação: Profa. Stella Maris da Silveira Duarte
Valor do recurso: R$ 149.999,00
Este projeto envolverá colhedores de café em lavouras próximas do município de Alfenas e municípios vizinhos. A participação acadêmica no desenvolvimento das ações propostas por este programa favorecerá a aplicação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala, proporcionando a oportunidade de socialização do aluno com a comunidade por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Nº Estimado de Público: 526 pessoas

2- “Educação para o Trânsito em Aulas de Física e Química do Ensino Médio”
Coordenação: Prof. Leandro Londero da Silva
Valor do recurso: R$ 49.920,00
Professores de Física de escolas públicas de Alfenas e seus respectivos alunos estarão envolvidos no projeto, que se justifica pela necessidade de iniciar, já na escola, a formação do bom motorista e do pedestre cauteloso. A contribuição da Física e da Química na Educação para o Trânsito não se restringe somente aos conteúdos conceituais, mas também em grande escala aos conteúdos atitudinais.
Nº Estimado de Público: 638 pessoas

3- “Melhorias ambientais e inclusão social: racionalização do uso da água e da energia na periferia de Poços de Caldas”
Coordenação: Prof. Alexandre Silveira
Valor do recurso: R$ 49.960,00

O projeto envolverá a comunidade local do bairro, gestores ambientais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, presidentes de associações de bairros, ONGs da área ambiental e professores e alunos de qualquer escola da região. A escolha do ambiente escolar para a implantação do sistema está intimamente relacionada com a possibilidade de envolver um maior número de pessoas no projeto e de trabalhar questões como: tecnologias ambientais alternativas, meio ambiente, inclusão social, recursos naturais e recursos econômicos, etc.
Nº Estimado de Público: 1090 pessoas

4- “Programa de Formação Continuada de Química - edição ProCampo”
Coordenação: Profa. Keila Bossolani Kiill
Valor do recurso: R$ 149.998,20

Alunos de Ensino fundamental e médio das escolas do campo e distritais; professores em serviço de Ciências, Química e Física e alunos dos cursos de licenciatura em Química, Física e Pedagogia participarão do projeto, que se justifica pela necessidade de atender às especificidades e oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das pessoas que residem no campo – agricultores, criadores, entre outros.
Nº Estimado de Público: 1534 pessoas

5- “Se é bomba, um dia ela estoura! Orientação, avaliação e acompanhamento dos usuários de anabolizantes do município de Alfenas-MG”
Coordenação: Profa. Elisangela Monteiro Pereira
Valor do recurso: R$ 49.945,00

Voltado para adolescentes, jovens e adultos, de ambos os sexos, frequentadores das academias e clubes desportivos do município de Alfenas, o projeto será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar das áreas da Farmácia, Biomedicina e Medicina e utilizado como ferramenta para a conscientização dos usuários de anabolizantes sobre os riscos que estão expostos ao utilizarem essas substâncias e avaliação dos estados de saúde desse usuários, bem como para o levantamento de dados relacionados ao uso dos anabolizantes nas academias e clubes desportivos do município de Alfenas.
Nº Estimado de Público: 210 pessoas

ProExt – Programa de Apoio à Extensão Universitária

O Programa de Extensão Universitária tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social articulando 16 órgãos governamentais, com suas respectivas políticas públicas, com as ações desenvolvidas pelas universidades. “O programa procura apoiar propostas de extensão das universidades públicas que estimulem a inclusão social, contribuindo para a formação dos profissionais do futuro”, explica o coordenador geral de relações estudantis da Sesu, Lucas Ramalho.

As 781 propostas aprovadas enfocam políticas como o Mais Educação, o Ensino Médio Inovador, a educação indígena, quilombola e de jovens e adultos, a capacitação de trabalhadores, a saúde na escola e a educação ambiental. Os universitários que participam dos projetos podem receber bolsa de R$ 360,00 mensais.

Conforme Edital nº 2/2012, a verba prevista para cada programa foi de R$ 150 mil e para cada projeto, R$ 50 mil. A execução deve acontecer num prazo de até 12 meses, tendo como limite 31 de dezembro de 2013.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social