UNIFAL-MG recebe recursos para construção de áreas esportivas

Em breve, alunos dos campi poderão dispor de quadras esportivas e campos de futebol society

Os alunos da UNIFAL-MG da Unidade Educacional localizada no bairro Santa Clara em Alfenas, do campus Poços de Caldas e também do campus Varginha, em breve, poderão dispor de espaço para a prática de esportes.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, já foram disponibilizados para a universidade, recursos por meio de emendas parlamentares, dos deputados Odair Cunha e Geraldo Thadeu, que contemplarão os campi da instituição.

Os projetos preveem a construção de 01 campo de futebol society com área de 1.700 m², 01 quadra poliesportiva descoberta com 710 m² e 01 quadra coberta com 962 m², em cada um dos locais: Unidade Educacional em Alfenas, campus Poços de Caldas e campus Varginha. Além da área esportiva, as estruturas também contarão com vestiário e sala administrativa.

Segundo Prof. Tomás, os recursos obtidos através do Programa de Expansão – Fase I do Ensino Superior do Governo Federal e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni, que possibilitaram a ampliação da universidade, não foram suficientes para permitir a construção de áreas esportivas. Dessa forma, as emendas parlamentares se configuram como um complemento para atender a esta demanda da comunidade universitária. “A universidade precisa desses espaços não somente para estimular a prática esportiva e contribuir para a qualidade de vida dos alunos, como também oferecer uma opção de lazer, especialmente, nas unidades localizadas em áreas mais afastadas do centro das cidades”, comenta.

Atualmente, a UNIFAL-MG dispõe de 02 quadras poliesportivas na sede em Alfenas, onde existe também, uma área reservada para a construção de uma quadra coberta. O pró-reitor explica que já existe previsão para esta nova quadra ser construída, no entanto, a UNIFAL-MG aguarda a liberação de recurso de emenda parlamentar dos deputados da bancada mineira.

Em pronunciamento, o deputado Odair Cunha ressaltou a satisfação em colaborar para o crescimento da universidade. “Fico feliz de contribuir com uma causa tão nobre, que é a educação. A Unifal é referência em ensino e extensão, sendo uma instituição comprometida com o desenvolvimento da região. Não tenho dúvidas de que esse recurso será muito bem empregado, pois contribuirá de forma significativa para incentivo do esporte e prática acadêmica.” O recurso destinado pelo deputado, no valor de R$ 3 milhões, contempla a construção da área esportiva de Varginha e a construção de um auditório no campus Poços de Caldas, com capacidade para 350 lugares.

Também o deputado Geraldo Thadeu, que foi aluno do curso de Odontologia da instituição, relatou seu relacionamento com a universidade, destacando a recente conquista de R$ 2,5 milhões para a construção das áreas esportivas da Unidade Educacional e do campus Poços de Caldas, e ainda, para a ampliação do prédio da Faculdade de Odontologia em Alfenas. “A Universidade Federal de Alfenas tem forte presença em minha vida. Meu pai, Dr. Geraldo, foi professor de Anatomia no curso de Farmácia da antiga Efoa e, desde então, minha história ficou entrelaçada à história da UNIFAL. Eu e outros três irmãos nos formamos na Efoa. Devo à UNIFAL minha formação e por isso, sempre trabalho em prol da instituição. Como Deputado Federal sempre destino recursos através de emendas individuais. Fico imensamente feliz em poder ajudar por meio dessas emendas parlamentares, pois a educação e a saúde são fundamentais para o desenvolvimento do cidadão, principalmente de nossos jovens. Em se tratando de qualquer assunto referente à UNIFAL me coloco, e sempre me colocarei à disposição da Universidade, pois considero que tudo que tenho feito pela UNIFAL, é muito pouco pelo que eu e minha família já recebemos dela.”

As obras já foram iniciadas no campus Varginha e a previsão é de que estejam concluídas em aproximadamente 09 meses, em todas as unidades contempladas. Ao final, além das 02 quadras já existentes na sede, a universidade contará com mais 06 quadras (sendo 03 cobertas) e 03 campos de futebol society.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social