UNIFAL-MG marca presença nas comemorações dos 50 anos da Finep

Reitor representou a Andifes, associação homenageada pela financiadora, durante evento
Prof. Paulo Márcio entre os homenageados pela Finep: Luiz Davidovich (presidente da Academia Brasileira de Ciências),
Helena Nader (presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Wanderley de Souza (diretor da Finep)

O reitor da UNIFAL-MG, professor Paulo Márcio de Faria e Silva, representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na qualidade de vice-presidente, nas comemorações dos 50 anos da Finep que tiveram início na segunda-feira, 19/06, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A associação foi uma das 12 parceiras homenageadas pela financiadora.

“Orgulho de representar a Andifes, instituição homenageada nesse importante evento. Parabéns a FINEP por seus 50 anos, com nosso reconhecimento e gratidão pelo essencial apoio às IFES, de modo especial à infraestrutura de pesquisa”, manifestou o reitor em rede social.

Durante o evento, o presidente da financiadora, Marcos Cintra, juntamente ao presidente dos Correios, Guilherme Campos, lançou um selo e um carimbo comemorativos em alusão ao cinquentenário da principal agência de apoio à inovação do Brasil.

“A Finep vem desempenhando há 50 anos um papel de protagonista no desenvolvimento do Brasil moderno. Nos últimos 15 anos, apoiou projetos de 59 universidades federais (94% do total de universidades federais brasileiras) e 39 estaduais (87% do total). Na outra ponta da cadeia, foi fundamental para ajudar a introduzir a cultura inovadora nas empresas brasileiras, o que ajudou o País a ser um dor dos principais players em segmentos como aeronáutica, agronegócio, mineração e exploração de petróleo em águas profundas”, destacou o presidente da financiadora, Marcos Cintra.

Para o ministro Gilberto Kassab, não há país que tenha se desenvolvido e conquistado qualidade de vida sem investimentos públicos na área de ciência, tecnologia e inovação. “Nossa prioridade é recuperar recursos para o setor, que não podem ser vistos como gastos, mas investimentos. Para isso, precisamos de mobilização e solidariedade da sociedade brasileira a fim de sensibilizar o governo. Mostrar a importância da Finep e dos projetos apoiados por ela é parte fundamental nesse processo”, disse Kassab.

Além das instituições, foram homenageadas 11 personalidades, como Helena Nader, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o matemático Jacob Palis, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Em um país onde a memória é curta e efêmera, celebrar 50 anos da Finep e o impacto que  ela teve, tem e terá na área de C,T&I brasileira é motivo de grande orgulho”, afirmou Helena Nader, lembrando que os investimento da agência em infraestrutura mudaram o perfil das universidades brasileiras.

Na oportunidade, ainda foram assinados convênios referentes a três chamadas da Finep: Apoio Institucional; Centros Nacionais Multiusuários; e CT-Infra. Ao todo, foram aprovados 171 projetos nesses editais, totalizando R$ 410,5 milhões.

Sobre a Finep

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Finep promove o desenvolvimento econômico e social do País por meio do apoio público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos, em todas as etapas de desenvolvimento: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação e criação de novos produtos, serviços e processos. De 1967 a 2017, a Finep apoiou aproximadamente 30 mil projetos, como o avião Tucano, um dos mais famosos da Força Aérea Brasileira (FAB), o acelerador de partículas Sirius, o Supercomputador Santos Dumont e o Laboratório de Tecnologia Oceânica da Coppe/UFRJ.

50 anos da Finep: Guilherme Campos (presidente dos Correios), Hélder Franácio (funcionário mais antigo da Finep), Gilberto Kassab (ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Marcos Cintra (presidente da Finep)

Com informações: Finep
Fotos: João Luiz Ribeiro/Finep