Reitoria dá boas-vindas aos ingressantes do 2º semestre de 2016

Confira as imagens do "Encontro da Reitoria com os calouros" realizado em Alfenas

Assim como aconteceu no campus Poços de Caldas e no campus Varginha, a Reitoria e os representantes das unidades acadêmicas e administrativas da UNIFAL-MG, também se reuniram com os novos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Farmácia, Odontologia e Química (Bacharelado), em Alfenas, no dia 04/08.

Chamado "Encontro da Reitoria com os calouros", o evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), sob a organização da pró-reitora, Profa. Maria de Fátima Sant'Anna, e equipe, com o objetivo de integrar os recém-chegados à Instituição. A atividade possibilita que os ingressantes conheçam o funcionamento da Universidade, assim como os programas de ensino, projetos de extensão e de iniciação científica, programa de assistência estudantil e outras oportunidades que contribuem para a formação do aluno durante a graduação.

Na programação da acolhida, foi incluída a exibição do vídeo institucional, que resume como é o complexo UNIFAL-MG, seus campi, as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, bem como os serviços prestados pela Instituição à comunidade.

Os calouros foram parabenizados pelos dirigentes pelo ingresso à Universidade e, na sequência, prestigiaram a apresentação de cada Pró-Reitoria, ocasião em que seus representantes falaram das atribuições de cada área, mostrando como é a estrutura organizacional desta, que será a nova casa dos discentes, nos próximos quatro ou cinco anos.

Em pronunciamento, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, pontuou: “Vocês estão chegando agora e vão nos ajudar a continuar consolidando a nossa Universidade. São dez anos de Universidade Federal de Alfenas, mas uma instituição que já é conhecida há 102 anos com o nome de Escola de Farmácia e Odontologia. Eu também fiz parte desta casa, também fui aluna do curso de Farmácia, e hoje estou juntamente a essa equipe, na gestão da Universidade. Eu me orgulho de estar aqui falando com vocês, desejando que vocês tenham o mesmo sucesso que nós tivemos."

A vice-reitora também lembrou a necessidade dos estudantes se engajarem nos assuntos institucionais e assumirem lideranças junto aos conselhos superiores. "Nossa geração vai passar e nós precisamos de líderes, precisamos de gestores e, esperamos, que vocês venham fazer parte de todas as instâncias da UNIFAL-MG, para quem sabe futuramente estarem aqui, como nós, recebendo outros que também vão chegar a esta Universidade", frisou.

Além dos calouros, também marcaram presença na acolhida, os estudantes colombianos Angie Tatiana Rodriguez Diaz e Andrés Alfonso Figueroa Ramírez, participantes do Programa de Intercâmbio de Estudantes – Brasil-Colômbia (BRACOL), o qual oferece a oportunidade para alunos de graduação cursarem um semestre em uma das instituições conveniadas, dos dois países. Angie é da Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud e cursará Enfermagem na UNIFAL-MG; e Andrés, da Universidad Popular del Cezar, desenvolverá atividades no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura).

Compuseram a mesa da solenidade:

• Vice-reitora:  Profa. Magali Benjamim de Araújo;
  • Pró-reitor adjunto de Graduação: Prof. Alessandro Aparecido;
  • Coordenadora dos programas e projetos da Pró-Reitoria de Extensão: Profa. Keila Bossolani Kiill;
  • Secretário da Pós-Graduação Stricto Sensu representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Thiago Bueno Pereira;
  • Pró-reitora de Administração e Finanças: Vera Lúcia de Carvalho Rosa;
  • Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional: Prof. Tomás Dias Sant’Ana;
  • Pró-reitor de Gestão de Pessoas: Julio Cesar Barbosa;
  • Assessor de Relações Interinstitucionais: Prof. Masaharu Ikegaki;
  • Representando a Coordenação do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura): Profa. Roseli Soncini;
  • Vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, representando a Coordenação do curso de Farmácia: Profa. Cássia Carneiro Avelino;
  • Vice-coordenador do curso de Odontologia: Prof. Leandro Araújo Fernandes;
  • Coordenadora do curso de Química (Bacharelado): Profa. Giovana de Fátima Lima Martins;
  • Aluna do curso de Química (Bacharelado), representando os calouros: Iris Barbosa Moszko.

A Prace disponibilizou para cada um dos calouros, uma caneca personalizada para ser utilizada no Restaurante Universitário e também nos bebedouros das unidades da Instituição. A iniciativa tem o intuito de incentivar as práticas sustentáveis na Universidade, em substituição aos copos descartáveis.

Ao final da cerimônia, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, foi convidada a fazer a entrega de crachás de identificação a alguns calouros presentes como forma simbólica de marcar o ingresso à universidade.

Roda de Conversa

Com a finalidade de acolher bem e despertar a reflexão dos recém-chegados, em contrapartida aos trotes, os veteranos do Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Nutrição apresentaram aos calouros, o projeto “CalorUmano”, montando um espaço aconchegante no hall do auditório Prof. Dr. João Leão de Faria, semelhante ao interior de uma casa, em objetos e detalhes. Em cada canto do local, os petianos fixaram frases que lembravam o papel do universitário no meio social e a importância de valores como o respeito e o exercício da cidadania.

Os professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Vanessa Cristina Girotto e Marcos Roberto de Faria, foram convidados para Roda de Conversa com os ingressantes, momento no qual, conversaram sobre as expectativas e anseios da vida universitária.

Na sequência, a equipe do projeto de extensão "Projeto UTE – Universidade, Teatro e Escola” apresentou uma peça teatral, encenando a trajetória de um estudante desde que chega à Universidade.