Reitoria dá boas-vindas aos ingressantes do 2º semestre de 2016

Versão para impressãoEnviar por email
Confira as imagens do "Encontro da Reitoria com os calouros" realizado em Alfenas

Assim como aconteceu no campus Poços de Caldas e no campus Varginha, a Reitoria e os representantes das unidades acadêmicas e administrativas da UNIFAL-MG, também se reuniram com os novos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Farmácia, Odontologia e Química (Bacharelado), em Alfenas, no dia 04/08.

Chamado "Encontro da Reitoria com os calouros", o evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), sob a organização da pró-reitora, Profa. Maria de Fátima Sant'Anna, e equipe, com o objetivo de integrar os recém-chegados à Instituição. A atividade possibilita que os ingressantes conheçam o funcionamento da Universidade, assim como os programas de ensino, projetos de extensão e de iniciação científica, programa de assistência estudantil e outras oportunidades que contribuem para a formação do aluno durante a graduação.

Na programação da acolhida, foi incluída a exibição do vídeo institucional, que resume como é o complexo UNIFAL-MG, seus campi, as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, bem como os serviços prestados pela Instituição à comunidade.

Os calouros foram parabenizados pelos dirigentes pelo ingresso à Universidade e, na sequência, prestigiaram a apresentação de cada Pró-Reitoria, ocasião em que seus representantes falaram das atribuições de cada área, mostrando como é a estrutura organizacional desta, que será a nova casa dos discentes, nos próximos quatro ou cinco anos.

Em pronunciamento, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, pontuou: “Vocês estão chegando agora e vão nos ajudar a continuar consolidando a nossa Universidade. São dez anos de Universidade Federal de Alfenas, mas uma instituição que já é conhecida há 102 anos com o nome de Escola de Farmácia e Odontologia. Eu também fiz parte desta casa, também fui aluna do curso de Farmácia, e hoje estou juntamente a essa equipe, na gestão da Universidade. Eu me orgulho de estar aqui falando com vocês, desejando que vocês tenham o mesmo sucesso que nós tivemos."

A vice-reitora também lembrou a necessidade dos estudantes se engajarem nos assuntos institucionais e assumirem lideranças junto aos conselhos superiores. "Nossa geração vai passar e nós precisamos de líderes, precisamos de gestores e, esperamos, que vocês venham fazer parte de todas as instâncias da UNIFAL-MG, para quem sabe futuramente estarem aqui, como nós, recebendo outros que também vão chegar a esta Universidade", frisou.

Além dos calouros, também marcaram presença na acolhida, os estudantes colombianos Angie Tatiana Rodriguez Diaz e Andrés Alfonso Figueroa Ramírez, participantes do Programa de Intercâmbio de Estudantes – Brasil-Colômbia (BRACOL), o qual oferece a oportunidade para alunos de graduação cursarem um semestre em uma das instituições conveniadas, dos dois países. Angie é da Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud e cursará Enfermagem na UNIFAL-MG; e Andrés, da Universidad Popular del Cezar, desenvolverá atividades no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura).

Compuseram a mesa da solenidade:

  • Vice-reitora:  Profa. Magali Benjamim de Araújo;
  • Pró-reitor adjunto de Graduação: Prof. Alessandro Aparecido;
  • Coordenadora dos programas e projetos da Pró-Reitoria de Extensão: Profa. Keila Bossolani Kiill;
  • Secretário da Pós-Graduação Stricto Sensu representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Thiago Bueno Pereira;
  • Pró-reitora de Administração e Finanças: Vera Lúcia de Carvalho Rosa;
  • Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional: Prof. Tomás Dias Sant’Ana;
  • Pró-reitor de Gestão de Pessoas: Julio Cesar Barbosa;
  • Assessor de Relações Interinstitucionais: Prof. Masaharu Ikegaki;
  • Representando a Coordenação do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura): Profa. Roseli Soncini;
  • Vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, representando a Coordenação do curso de Farmácia: Profa. Cássia Carneiro Avelino;
  • Vice-coordenador do curso de Odontologia: Prof. Leandro Araújo Fernandes;
  • Coordenadora do curso de Química (Bacharelado): Profa. Giovana de Fátima Lima Martins;
  • Aluna do curso de Química (Bacharelado), representando os calouros: Iris Barbosa Moszko.

A Prace disponibilizou para cada um dos calouros, uma caneca personalizada para ser utilizada no Restaurante Universitário e também nos bebedouros das unidades da Instituição. A iniciativa tem o intuito de incentivar as práticas sustentáveis na Universidade, em substituição aos copos descartáveis.

Ao final da cerimônia, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, foi convidada a fazer a entrega de crachás de identificação a alguns calouros presentes como forma simbólica de marcar o ingresso à universidade.

Roda de Conversa

Com a finalidade de acolher bem e despertar a reflexão dos recém-chegados, em contrapartida aos trotes, os veteranos do Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Nutrição apresentaram aos calouros, o projeto “CalorUmano”, montando um espaço aconchegante no hall do auditório Prof. Dr. João Leão de Faria, semelhante ao interior de uma casa, em objetos e detalhes. Em cada canto do local, os petianos fixaram frases que lembravam o papel do universitário no meio social e a importância de valores como o respeito e o exercício da cidadania.

Os professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Vanessa Cristina Girotto e Marcos Roberto de Faria, foram convidados para Roda de Conversa com os ingressantes, momento no qual, conversaram sobre as expectativas e anseios da vida universitária.

Na sequência, a equipe do projeto de extensão "Projeto UTE – Universidade, Teatro e Escola” apresentou uma peça teatral, encenando a trajetória de um estudante desde que chega à Universidade.

Galeria de imagens