Reitor da UNIFAL-MG integra nova Diretoria do Grupo Coimbra

Associação congrega 66 instituições de ensino superior

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, foi escolhido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que congrega 66 instituições de ensino superior, para integrar a Diretoria da associação no triênio 2015-2017, como 3º vice-presidente.

A eleição ocorreu no dia 16/10, e no dia seguinte, foi realizada a posse, durante o VI Seminário Internacional e a VII Assembleia Geral do GCUB, realizados entre os dias 14 e 17/10, na cidade de Recife-PE, com a participação de representantes de 35 países.

Também marcaram presença no evento, o assessor de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG, Prof. Masaharu Ikegaki e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger.

“Recebi com a alegria o honroso convite para participar da Diretoria do GCUB 2015/2017. O Brasil está investindo bastante na internacionalização das universidades. Acredito que a UNIFAL-MG deva ampliar muito também as atividades de cooperação no âmbito do ensino graduado e pós-graduado, além de fomentar o intercâmbio acadêmico nas áreas de ciência, tecnologia e inovação com as demais universidades associadas”, afirmou o reitor.

De acordo com o assessor de Relações Interinstitucionais, fazer parte da Diretoria do Grupo Coimbra, situa a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que amplia as oportunidades de participação dos acadêmicos nos programas de mobilidade gerenciados pela associação. “Integrar o Grupo nos dá a possibilidade de ter acesso a programas de mobilidade internacional como o BRAMEX (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México), o BRACOL (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia), o BRAPER (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Peru), o PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais) e também o PAEC (Programa de Alianças para a Educação e Capacitação), desenvolvido em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA)”, explica Prof. Masaharu. O PAEC é o maior programa de bolsas da América Latina e Caribe para a formação de estudantes em nível de Mestrado e Doutorado.

O Grupo Coimbra

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários no ano de 2008, e é composto por universidades federais, estaduais, confessionais ou comunitárias.

Por intermédio da Universidade de Coimbra, a mais antiga do mundo lusófono, o Grupo integra-se à linhagem das universidades arcanas do mundo ocidental, reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Europeias, com o qual mantém, estatutariamente, vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural.

Um dos objetivos do grupo é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.

Para mais informações, acesse: http://www.grupocoimbra.org.br/coimbra/index.php