Reitor da UNIFAL-MG participa de reunião do Foripes em BH

Fórum contou com a presença do governador de Minas, Fernando Pimentel
Encontro de gestores de instituições públicas de ensino superior mineiras (Foto: Foca Lisboa – UFMG)

Ações conjuntas para promover a ciência, a tecnologia e a inovação em Minas Gerais foram discutidas, em encontro que reuniu dirigentes de 13 instituições públicas de ensino superior do estado no dia 26/11, em Belo Horizonte. Entre eles, esteve presente o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva. Realizada na Sala de Sessões da Reitoria da UFMG, a reunião contou com a presença do governador eleito de Minas Gerais Fernando Pimentel, que é professor licenciado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Durante a tarde, os gestores participam de encontro oficial do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes). Segundo o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, a reunião, planejada desde o primeiro semestre deste ano, tem o intuito de fortalecer as relações entre as instituições que compõem o Fórum.

“Queremos propor um pacto das instituições de ensino superior mineiras em prol da ciência, da tecnologia e da inovação e avançar em parcerias que podem ser feitas nas áreas de pesquisa e pós-graduação. Dessa forma, poderemos contribuir com o governo do estado na formulação de propostas e de políticas públicas para os próximos anos”, frisou.

Na abertura do encontro, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Soares Scolforo, que preside o Foripes, falou dos desafios das instituições em relação à pesquisa. “Nossas ações devem ser conjuntas, buscando unir o potencial de cada instituição. Nossas universidades já contribuem muito, porém, se estiverem unidas, haverá mais ganhos para o estado e, consequentemente, mais valorização das nossas instituições”, afirmou.

O dirigente do Foripes também defendeu compromisso maior com resultados mais pragmáticos das pesquisas desenvolvidas pelas instituições. “Devemos trabalhar de forma organizada, lembrando sempre que o recurso para financiamento vem de um lugar que demanda resultados efetivos”.

O reitor Jaime Ramírez falou ainda, da importância de as instituições do Foripes estreitarem as relações com a bancada mineira no Congresso Nacional.  “Nossa intenção é aumentar o diálogo e a cooperação com esses parlamentares em questões como o financiamento do ensino superior no país”, disse.

Na pauta de discussões esteve a criação de Mestrado Profissional em Gestão Pública, projeto da UFMG cujo objetivo é atender, primordialmente, servidores técnico-administrativos de universidades mineiras. De acordo com o reitor Jaime Ramírez, a proposta será apresentada às outras instituições do Foripes.

Além da UFMG, da UFLA e da UNIFAL-MG, o encontro reuniu gestores das federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (Unifei), Triângulo Mineiro (UFTM), Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste/MG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Reunião contou com a presença do governador eleito, Fernando Pimentel

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da UFMG