Reitor da UNIFAL-MG participa do aniversário de 30 anos da FAPEMIG

Versão para impressãoEnviar por email
Representando as IPES de Minas, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva compôs mesa de honra
     Compuseram a mesa de honra: o presidente da Finep - Wanderley de Souza; presidente do Confap - Sergio Luiz Gargioni; o deputado estadual, Paulo Guedes; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas, Miguel Corrêa; o presidente da FAPEMIG, Evaldo Ferreira Vilela; a presidente do Consecti - Francilene Procópio Garcia, e o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, também presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais
 

Representando os Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, integrou a mesa de honra no aniversário de 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), na solenidade realizada na quinta-feira, 19/05, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A cerimônia sinalizou também a abertura do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (Confap).

Durante o encontro, foram anunciados cinco termos de cooperação, com diferentes instituições. Um acordo entre a FAPEMIG e a Vinnova (Suécia), que visa apoiar projetos advindos do Aimday, ter por objetivo promover o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de Smart Industries. Outro termo foi assinado entre o Consect, o Confap e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, com o objetivo de proporcionar a atuação da Embrapii nos estados, por meio dos referidos Conselhos. Um terceiro acordo, entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, o Consecti e o Confap tem o intuito de contribuir para a consolidação e integração do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e para o desenvolvimento de ações de interesse conjunto dos estados.

O Termo de Parceria entre a FAPEMIG e a Prodemge prevê o aporte de R$ 10 milhões, com o objetivo de trazer maior efetividade na comunicação do estado com o cidadão, facilitando o acesso aos serviços e soluções para Minas. Com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a FAPEMIG firmou termo de parceria que prevê a criação da iniciação científica júnior em Minas Gerais, incentivando as escolas mineiras a estimular o espírito de investigação científica ainda dentro do Ensino Médio. Somente este termo prevê o investimento R$ 98 milhões em três anos, com início previsto para agosto de 2016.

O diálogo Ciência/Sociedade norteou a fala do presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela. “Esse é um momento especial para nós e é importante celebrar com tantas pessoas importantes para a história da Fundação. A ciência só faz sentido se ela for percebida pelas pessoas comuns. Os brasileiros precisam perceber que há muitos cientistas de qualidade no Brasil e esse é o nosso papel”, defendeu. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e destacou a importância da parceria da Sectes com a Fundação. “A FAPEMIG é uma grande parceira nos esforços de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. É uma honra fazer parte desse momento”.

Mais informações na página da FAPEMIG, link: http://www.fapemig.br/pt-br/visualizacao-de-noticias/ler/600/homenagens-e-novas-parcerias-marcam-a-solenidade-de-30-anos-da-fapemig

Veja também:

Com informações: Assessoria de Comunicação da FAPEMIG
Foto 1- Gabriel Maciel/Sectes; Fotos 2 e 3 - Assessoria de Comunicação da FAPEMIG