Inicia-se na próxima semana a renovação de matrículas da graduação

Primeira fase começa no dia 18/09/2013

No dia 18/09/2013, inicia-se a primeira etapa de Renovação de Matrículas dos cursos de graduação da UNIFAL-MG para o 2º semestre de 2013. Alunos dos cursos de graduação devem ficar atentos para não perderem os prazos estabelecidos no cronograma.

Para facilitar o processo, a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRGCA e o Núcleo de Sistema de Informação – NTI desenvolveram uma nova página no portal da Instituição, a fim de reunir as principais orientações sobre como renovar e a importância de realizar o procedimento.

Lembrando que o processo de renovação de matrículas não é uma simples renovação de vínculo com a Universidade, mas também um meio de garantir a distribuição das disciplinas que cada aluno irá cursar durante o semestre letivo, a nova página disponibiliza tutorial com vídeo sobre como efetuar a matrícula; detalhes sobre o processo de renovação; as perguntas mais frequentes; o cronograma com os prazos; contato em caso de dúvida; link de acesso ao Sistema Acadêmico, onde a renovação é efetuada e, também, orientações sobre como é feito o deferimento das matrículas e de que forma o aluno licenciado, por questões relacionadas à saúde ou em mobilidade pelo Programa Ciência sem Fronteiras deve realizar a renovação.

Saiba mais sobre o funcionamento do processo de renovação de matrículas

A renovação ocorre a cada semestre e envolve um vasto conjunto de variáveis, como dependências, aproveitamentos de disciplinas, equivalências de disciplinas, pré-requisitos, co-requisitos, quantidade de vagas por turmas, choques de horários, distribuição de turmas práticas, entre outros. A montagem de plano de estudos para cada discente da Instituição leva em consideração todos esses fatores.

Considerando que todos os professores tenham efetuado o apontamento de notas e frequências e feito o encaminhamento ao DRGCA, o mesmo efetua o fechamento do período, que é o momento em que são definidas as aprovações e reprovações dos alunos nas turmas das disciplinas em que eles estão matriculados, com base nas notas e frequências.

Após o fechamento de período, o DRGCA gera os planos de estudos dos discentes para o próximo semestre. Isso faz com que o aluno, ao entrar no Sistema Acadêmico para efetuar a renovação de matrícula, já possua um plano de estudos pré-montado de acordo com as disciplinas do seu período a cursar, levando em consideração eventuais impedimentos (dependência, pré-requisito, etc.). Posteriormente, o discente poderá, caso existam vagas, concorrer em mudanças de turma, solicitar dependências, solicitar disciplinas eletivas e diretivas.

Dessa forma, o processo de renovação de matrículas ocorre em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o Sistema Acadêmico para elaborar e revisar seu plano de estudos. A busca de turmas segue uma hierarquia para cada fase, conforme a estrutura a seguir:

• 1ª Fase - busca de turmas específicas por curso: o aluno inicia o processo de renovação de matrículas com um plano de estudos contendo as disciplinas de seu período previamente deferidas. O aluno busca ofertas de disciplinas (turmas) somente em seu curso e turno.
• 2ª Fase - turmas disponíveis para todos os cursos: o aluno pode buscar turmas em outros cursos que possuem a mesma disciplina que ele deve cursar. As prioridades para matrículas nas turmas são:
- Alunos do curso / turno;
- Alunos do curso (independente do turno);
- Alunos de outros cursos.

• 3ª Fase - vagas remanescentes: os critérios e prioridades são os mesmos da 2ª fase a partir das vagas remanescentes.

Ao final da terceira fase, se o aluno ainda necessitar de algum tipo de adequação em seu plano de estudos, esta deve ser solicitada diretamente ao Coordenador de Curso, que tem a capacidade de fazer adequações diretamente nas matrículas do aluno, de acordo com o prazo previsto no calendário acadêmico.

O processamento automatizado dos pedidos de matrícula nas turmas é feito ao final de cada fase. Esse processamento leva em consideração critérios de desempate definidos pela PROGRAD. Com base nesse processamento ao final de cada fase, são definidas as vagas restantes para a fase seguinte de acordo com as prioridades estabelecidas.

A Renovação de Matrículas 2013/2 seguirá o seguinte cronograma:

• 18/9 a 21/9 - 1ª etapa - Renovação matrícula on-line;
• 23/9 a 25/9 - 2ª etapa - Renovação matrícula on-line;
• 27/9 e 28/9 - 3ª etapa - Renovação matrícula on-line;
• 30/9 a 4/10 - Solicitação de readequação de matrícula pelo acadêmico ao coordenador do curso;
• 30/9 a 11/10 - Readequação de matrícula pelo coordenador do curso.

Clique aqui para acessar a nova página de Renovação de Matrícula da Graduação

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG