Roubos e furtos nas proximidades da sede da UNIFAL-MG é tema de reportagem

Equipe da EPTV conversou com alunos da Instituição

O jornal da EPTV exibiu reportagem nesta quinta-feira, 25/09, sobre o aumento de roubos e furtos nas ruas próximas à sede da UNIFAL-MG.

Embora não tenha sido ressaltado na notícia, a UNIFAL-MG tem articulado ações conjuntas com os órgãos competentes, responsáveis pela Segurança Pública, a fim de melhorar a segurança no entorno da Instituição.

O tema é uma preocupação antiga da Universidade. No final de 2013, a Pró-Reitoria de Extensão promoveu um debate sobre “Segurança Pública e Universidade”, que contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; do delegado da Polícia Civil de Alfenas, Dr. Celso Ávila Prado; do tenente da Polícia Militar, tenente André Cazelato Calais; do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas – CONSEPA, Sr. Osmar da Silva Bastos; do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Alfenas, Sr. Vander Cherri Marcolino; da representante da Diretoria, Assessoria e Supervisão da Secretaria Municipal de Defesa Social de Alfenas, Sra. Márcia Maria da Silva Bem; do diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Prof. Rogério Ramos do Prado e do representante do Diretório Central de Estudantes da Universidade, o acadêmico Antonio Augusto Garcia Veríssimo.

Na ocasião, foram levantados os principais problemas sobre a segurança em Alfenas e discutido entre os participantes, possíveis projetos que poderão contribuir para a melhoria da segurança pública. Relembre.

Entre outras ações que vêm sendo promovidas pela Universidade, foram instalados pontos de holofotes em alguns prédios da Instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG.

A Instituição tem buscado o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal, para aumentar a vigilância também nas proximidades da UNIFAL-MG e garantir a segurança dos universitários, servidores e usuários dos serviços prestados pela Universidade.

Em julho, a Reitoria apresentou a demanda à Prefeitura Municipal e à Polícia Militar, solicitando a possibilidade de instalar um posto móvel da Polícia Militar na sede, uma vez que a Prefeitura arca com despesas de combustível e faz parcerias de diversos gêneros com a Polícia Militar e Civil.

A UNIFAL-MG finalizou ainda, o projeto para aquisição de câmeras de segurança com o objetivo de garantir o monitoramento e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

A Universidade entende que a preocupação com a criminalidade em Alfenas é um fato que alcança toda população, e por isso, salienta a importância de contar com os órgãos de defesa do estado e do município - que de fato são os responsáveis pela Segurança Pública - na tentativa de diminuir os índices e registros de violência nas adjacências da sede da Instituição, bem como na cidade como um todo.

Assista a reportagem

Reportagem também pode ser acessada na página do G1, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/09/aumento-de-roubos-e-furtos-proximo-unifal-mg-assusta-universitarios.html