Docente da UNIFAL-MG e seu orientando falam sobre as "lendas" da Quaresma

Versão para impressãoEnviar por email
Paulo César de Oliveira e Gleiton de Oliveira explicaram a temática em reportagem da EPTV

A primeira edição do Jornal da EPTV do dia 08/04, divulgou em sua Reportagem Especial de Sábado, uma matéria que destacou as "lendas" da Quaresma no Sul de Minas.

Para comentar sobre o assunto, o professor de Filosofia da UNIFAL-MG, Paulo César de Oliveira, e seu orientando no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI), Gleiton de Oliveira, conversaram com a repórter Manoela Borges.

Na reportagem, o discente Gleiton explicou que os missionários se utilizaram das lendas para que nos tempos de Quaresma as pessoas ficassem mais calmas, mais tranquilas e mais recolhidas, e assim seguissem o que o catolicismo determina neste período. Gleiton enfatizou também, que as pessoas vão seguir algumas regras de conduta porque foram passadas de pai pra filho. "Basta ver nas quarta-feiras de cinzas quando as igrejas ficam lotadas, porque seguia-se ali uma tradição portuguesa também, que você precisa ser marcado com as cinzas, porque senão o diabo vai te atentar durante toda a Quaresma", exemplificou.

Comentando o simbologismo do número quarenta na Bíblia, Prof. Paulo César explicou: "No caso específico da Quaresma, são os quarenta dias que antecedem a Páscoa, mas também fazem referência aos quarenta dias de Jesus no deserto, aos quarenta anos do povo em preparação para a posse à terra prometida. Faz referência também, aos quarenta dias de purificação de Nossa Senhora ou ao tempo da ressurreição de Jesus até a ascensão, e alguns reinados bíblicos do antigo testamento. Então é um número simbólico, muito mais que duração de dias, significa sempre uma preparação". O professor encerra sua participação na matéria, explicando as lendas da mula sem cabeça e do lobisomem.

Confira na íntegra:

Reportagem também disponível na página do G1 Sul de Minas, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/v/reportagem-especial-de-sabado-destaca-as-lendas-da-quaresma-no-sul-de-minas/5786696/