Residência Multiprofissional em Saúde da Família realiza bazar solidário

Versão para impressãoEnviar por email
Cobertores foram distribuídos às famílias carentes dos bairros Pinheirinho/Santa Clara

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, coordenado pela Profa. Sueli Leiko Goyatá, realizou no dia 04/06, um bazar solidário com o objetivo de arrecadar fundos para compra de cobertores e distribuí-los entre as famílias carentes da área da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pinheirinho/Santa Clara.

Os alunos do programa, Alessandra Pires e Heron Ataide Martins, participaram do planejamento e execução desta ação, que contou com a colaboração da equipe da ESF Pinheirinho/Santa Clara, divulgação da rádio Pinheirinho FM, e participação da população de Alfenas, além da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG por meio da doação de peças de vestuário. 

Houve grande mobilização com a comunidade, para arrecadar roupas masculinas, femininas e infantis, além de acessórios, a serem vendidos, no dia do bazar. Depois das doações, os artigos foram separados e organizados para facilitar a venda. O evento ocorreu na área externa da própria unidade de saúde, na qual é realizada a feira de verduras e legumes no bairro Pinheirinho. "O auxílio da equipe da ESF foi primordial para movimentar a ação e atrair a população", conta Heron Ataide Martins, bolsista do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Destaca-se que os preços foram bem populares, permitindo a população carente do bairro adquirir variados itens de vestuário, alguns em bom estado de conservação, e desse modo, contribuir com a sustentabilidade. Além disso, a renda arrecadada foi totalmente convertida para a compra de cobertores novos, os quais foram doados, visando amenizar o desconforto da queda brusca de temperatura e frio intenso entre as famílias carentes da própria comunidade da região da ESF Pinheirinho/Santa Clara.

A doação dos cobertores ocorreu na semana seguinte ao bazar, quando foram selecionadas as famílias de cada microárea de acordo com os critérios de maior vulnerabilidade econômica e social.

De acordo com Heron, foi observada uma satisfação muito grande entre os membros da equipe, durante a entrega da doação, e uma gratidão e surpresa por parte daqueles que receberam as mantas. "O resultado superou as expectativas, pois além de conseguir realizar uma ação social, tanto promovendo o bazar quanto doando os cobertores, houve um incremento do vínculo entre a unidade de saúde e a população local, sem contar com a união da equipe de trabalho da ESF Pinheirinho/Santa Clara", ressaltou.

Conforme a equipe envolvida na ação, isso tudo reflete diretamente na assistência à saúde à população, pois auxilia na união, motivação e engajamento da equipe interdisciplinar em prol de um objetivo comum e, também na percepção do usuário do SUS sobre o envolvimento dos trabalhadores com a comunidade, principalmente na atenção básica, onde a territorialização, o vínculo, a humanização, a longitudinalidade do cuidado, e a concepção ampliada de saúde são fundamentais para o êxito da proposta da atenção básica como porta de entrada do sistema e centro coordenador das redes de atenção à saúde nas condições crônicas.

Informações: Heron Ataide Martins, bolsista do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família