Residência Multiprofissional em Saúde da Família comemora o Dia do Trabalho

Versão para impressãoEnviar por email
Evento foi realizado no bairro Pinheirinho, no dia 29/04

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, coordenado pela Profa. Sueli Leiko Goyatá, realizou no dia 29/04, uma ação em comemoração ao Dia do Trabalho, no bairro Pinheirinho, em Alfenas.

Os alunos do programa, Alessandra Pires, Anderson Martins e Heron Ataide Martins, participaram do planejamento e execução desta ação, que contou com a colaboração da comunidade, comércio local, equipe do Programa Saúde da Família (PSF)- Pinheirinho/Santa Clara e também com a parceria da Liga de Saúde do Trabalhador da Unifenas.

O evento teve início às 7h com uma série de exercícios de alongamento, coordenada pelo fisioterapeuta residente, com os integrantes da comunidade que estavam presentes. Em seguida, foi realizada uma caminhada.

Posteriormente, às 8h a Liga de Saúde do Trabalhador, representada pelo coordenador do curso de Enfermagem da Unifenas, Hélder Luiz Ribeiro da Silva e pela acadêmica Denise Yamada, fez uma breve apresentação aos membros da equipe do PSF Pinheirinho/Santa Clara e à população presente, sobre as doenças ocupacionais e a importância do cuidado da saúde do trabalhador.

Para finalizar, foi realizada uma surpresa para os agentes comunitários de saúde, equipe administrativa e da limpeza, enfermeira e médico que trabalham no PSF. Os residentes colheram depoimentos dos moradores da área de abrangência da região e prestaram uma homenagem aos profissionais que cuidam com tanto empenho e dedicação da saúde da população. Na sequência, foi servido um lanche e distribuídos kits saúde, compostos de frutas, para todos os participantes.

O resultado da ação foi satisfatório, uma vez que a comunidade participou, foi incentivada a promoção de saúde através da atividade física, a equipe do PSF Pinheirinho/Santa Clara recebeu uma breve formação, além de ser homenageada.

Os residentes da UNIFAL-MG aproveitaram a oportunidade e anunciaram uma educação continuada para os agentes comunitários de saúde, que será realizada na própria unidade de saúde, quinzenalmente, estabelecendo uma parceria entre a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e equipe do PSF.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Heron Ataide Martins e Alessandra Pires, bolsistas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família