Resolução normatiza presença de cães na sede da UNIFAL-MG

Conheça detalhes do documento que prevê o controle de animais nas dependências da Universidade

Quem frequenta a sede da UNIFAL-MG já se deparou com cães soltos fazendo parte da paisagem da Universidade. Entretanto, pouca gente sabe que existe uma Resolução do Conselho Universitário, que determina o controle desses animais nas dependências da Instituição.

O documento, que está em vigor desde 2011, estabelece que é proibido o abandono de animais, a condução e permanência de cães desprovidos de coleira e guia de condução, submeter esses animais a maus-tratos e crueldade, o adestramento dos mesmos, bem como alimentá-los no espaço da UNIFAL-MG.

De acordo com a pró-reitora de Administração e Finanças - PROAF, Vera Lúcia de Carvalho Rosa, é cada vez mais comum o registro de ocorrências relacionadas a cães na sede. Segundo ela, o serviço de segurança da UNIFAL-MG informa que a presença dos cães, muitas vezes, sensibiliza alguns professores, servidores técnico-administrativos, colaboradores e alunos, que acabam alimentando estes animais nas dependências da Universidade.

A PROAF também registra o desconforto de outros membros da comunidade universitária que se sentem incomodados e ameaçados pela presença dos animais, haja vista que cães soltos e sem cuidados sanitários podem representar riscos à saúde e provocar acidentes com mordidas e arranhões, conforme já ocorreu na Instituição.

Entretanto, a pró-reitora comenta que no momento, a administração não poderá cumprir o Artigo 8º da Resolução, que determina o encaminhamento dos animais nas dependências da UNIFAL-MG aos Órgãos Municipais competentes. Isto porque, o canil municipal de Alfenas ainda está em construção e, somente depois de concluído, é que a Prefeitura terá condições de recolher e manter os animais no local. Porém, a PROAF esclarece que a Universidade já entrou em contato com a nova Administração Municipal pedindo celeridade no término do canil.

Visando aprimorar a segurança das pessoas que frequentam a Instituição e tomar todas as medidas para solucionar a questão, a PROAF divulga a Resolução nº 32/2010, para que a comunidade interna tome conhecimento e contribua para o controle de animais nas dependências da Universidade. “É fundamental a participação de toda comunidade neste processo, pois não se trata de um problema só da administração da UNIFAL-MG. Contamos com a colaboração de todos para tornar o ambiente universitário ainda melhor”, salienta a pró-reitora.

Acesse a Resolução nº 32/2010.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social