“Preparo de amostras”

Este é o título da imagem vencedora do Concurso de Fotografia da UNIFAL-MG
Melhor foto do Concurso de Fotografia da UNIFAL-MG: "Preparo de amostras", de autoria do mestrando em Ciências Ambientais, Marco Aurélio Boaventura Filho, proposta na subcategoria Ciência e Tecnologia

A Comissão Julgadora do Concurso de Fotografia da UNIFAL-MG divulgou nesta terça-feira, 19/09, o resultado da seleção das propostas inscritas. O autor da melhor foto selecionada dentre as três classificadas como primeiras colocadas nas subcategorias Nossa Gente, Nossa maior Riqueza; Arquitetura e urbanismo, e Ciência e Tecnologia, foi Marco Aurélio Boaventura Filho, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, com a imagem intitulada “Preparo de Amostras”.

Na descrição da imagem, o autor assinala se tratar de “fotografia do processo de preparo de amostras para análises, em específico, o processo de maceração de amostra vegetal em cadinho com a utilização de nitrogênio líquido; etapa essencial para extração de compostos”.

O edital do concurso previa que cada participante poderia enviar no máximo seis fotografias em preto e branco ou em cores, sobre o tema “Avaliando o Presente e Pensando o Futuro da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG”, nas três subcategorias citadas, sendo no máximo duas imagens por categoria. Foram selecionadas as seguintes propostas nas subcategorias:

• “Microscopia avançada” de autoria de Marco Aurélio Boaventura Filho, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, na subcategoria Nossa Gente, Nossa maior Riqueza;
  • “A calmaria do entardecer” de autoria de Tamires Aline de Oliveira, aluna do curso de Nutrição, na subcategoria Arquitetura e urbanismo;
  • “Preparo de amostras”, também do autor Marco Aurélio Boaventura Filho, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, na subcategoria Ciência e Tecnologia.

Conforme regulamento do concurso, as imagens serão utilizadas com o intuito de divulgar e incentivar o cumprimento do PDI 2016-2020, passando a ser propriedade exclusiva da Instituição, a quem caberá em quais outros materiais, as fotos poderão ser utilizadas.

As obras fotográficas inscritas no concurso foram julgadas com base nos critérios de criatividade na composição visual; adequação às temáticas propostas acima; potencial de comunicação da temática escolhida e originalidade.

Os primeiros colocados em cada subcategoria receberão o prêmio de R$500,00. O autor da melhor foto do concurso receberá o prêmio de R$1.000,00. Os prêmios de primeira colocação em uma subcategoria e de melhor foto do concurso não são cumulativos.

Vale destacar que as fotografias classificadas serão impressas em formato A3 e utilizadas em mostra itinerante que percorrerá os campi da UNIFAL-MG durante dois meses.

Os vencedores deverão entrar em contato com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional – Proplan para informações quanto às premiações.