Revista científica na área ambiental seleciona artigos de discentes da UNIFAL-MG

Em evento na UFMG, trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Química ganharam visibilidade

O 8º Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados e 2º Congresso Iberoamericano de Processos Oxidativos Avançados sediados pela Escola de Engenharia Química da UFMG, de 03 a 06/11, contaram com apresentação de trabalhos de acadêmicos da UNIFAL-MG, os quais foram selecionados para publicação em uma revista cientifica de elevado impacto na área de meio ambiente.

Orientados pelo Prof. Gian Paulo Giovanni Freschi, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, os discentes, Bianca Santos Pinheiro e e Ailton José Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), apresentaram seus trabalhos intitulados "Evaluationi of TiO2 to speciation using the UV/PCHG-AAS system", "Associated Energys applied to Atrazine degradation" e "Photolytic assisted processes in microwave for deterioration Paracetamol".

A mestranda Bianca, desenvolveu sua pesquisa "Evaluationi of TiO2 to speciation using the UV/PCHG-AAS system", em parceria com Ailton, e também Luana Gimene, André Felipe de Araujo e Gian Paulo Giovanni Freschi. Os autores abordam uma nova perspectiva sobre a utilização de processos oxidativos avançados junto aos desafios da química analítica, em especial a especiação de compostos químicos, como no caso do Arsênio. O trabalho apresentou dados muito significativos sobre o uso dos processos fotocatalíticos na especiação química, uma vez que interferentes analíticos são minimizados durante as análises quantitativas das diferentes espécies de As encontradas na natureza.

"O respectivo trabalho foi bem aceito, sendo que recebemos uma carta convite para submeter o trabalho na forma de artigo científico junto a revista Environmental Science & Pollution Research, classificada como B1 na área de Química", comentam os autores.

O trabalho "Associated Energys applied to Atrazine degradation" foi desenvolvido por Ailton, em conjunto com Bianca, André Felipe de Araujo e Gian Paulo Giovanni Freschi.

A pesquisa "Photolytic assisted processes in microwave for deterioration Paracetamol" foi elaborada em parceria com o SENAI CTSA Poços de Caldas, por Ailton José Moreira, Ana Flávia M. Cavalcanti, Wélida Arcanjo de Assis e Gian Paulo Giovanni Freschi.

"Os trabalhos apresentados por mim estão em consonância sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para a degradação de compostos recalcitrantes presentes em águas e efluentes, dentre eles pesticidas (Atrazina) e fármacos (Paracetamol). Os processos assistidos no microondas tem chamado muito a atenção da comunidade científica devido a eficiência e elevada cinética nos processos de degradação, onde taxas de remoção acima de 80% tem sido observada para tempos de tratamento de até 2 minutos", explica Ailton, que atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química.

De acordo com Ailton, o trabalho sobre a degradação do herbicida Atrazina foi bem aceito, tendo os autores recebido uma carta convite para submeter o trabalho na forma de artigo científico junto a revista Environmental Science & Pollution Research, classificada como A1 na área de Engenharias I.

"O evento foi de grande aprendizado, onde o contato com renomados pesquisados nacionais e internacionais evidenciaram que nossos trabalhos se encontram em consonância com um tema de grande relevância na área científica e muitas das informações colhidas no evento nos auxiliarão a continuar desenvolvendo trabalhos importantes na área de Processos Oxidativos Avançados", ressaltou.

Informações e fotos: Ailton José Moreira, discente do Programa de Pós-Graduação Química da UNIFAL-MG