Revista da FAPEMIG destaca pesquisa da UNIFAL-MG sobre caracterização de vidros

Projeto do Prof. Gäel Yves Poirier foi destaque na publicação Minas Faz Ciência

A revista Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), traz na edição nº 66, sob o título “Eu faço acontecer!”, deste trimestre, uma reportagem sobre a pesquisa desenvolvida pelo professor Gäel Yves Poirier, do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, a respeito do efeito da incorporação de metais de transição nas propriedades dos vidros fosfatos.

Intitulada “Transparente e onipresente”, a reportagem de Vivian Teixeira aborda as multifuncionalidades do vidro, enfatizando como a pesquisa básica é fundamental para o subsídio da pesquisa aplicada. A matéria apresenta o trabalho do professor Gäel, voltado para o estudo da preparação e da caracterização de vidros e vitrocerâmicas para aplicações ópticas, bem como a pesquisa do professor Danilo Henrique Spadoti, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), sobre uma nova classe de materiais conhecidos como fibras ópticas de cristal fotônico.

Para desenvolvimento, ambos os projetos recebem apoio da FAPEMIG, por meio da chamada Universal.