SAIBA MAIS SOBRE A HEPATITE A

Projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde" esclarece dúvidas da população

Com o objetivo de produzir informações em saúde para serem divulgadas à população com uma linguagem acessível, o projeto de extensão "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde" coordenado pela Profa. Simone Albino da Silva, da Escola de Enfermagem, preparou um informativo sobre a temática da Hepatite A. Confira a seguir:

SAIBA MAIS SOBRE A HEPATITE A

A Hepatite A é uma doença infecciosa viral e contagiosa, causada pelo vírus A (HAV). Sua transmissão se dá por meio da via fecal-oral, por contato com outras pessoas contaminadas, pela água e por alimentos contaminados. Geralmente a Hepatite A não apresenta sintomas, porém, quando estes ocorrem geralmente se iniciam de 15 a 50 dias após o contato com o vírus, manifestando com o aparecimento de febre, mal-estar, fadiga, dores de cabeça, náuseas, dor abdominal, diarreias, olhos e pele amarelados, fezes de cor clara e a urina de cor escura (Coca-Cola).

O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente, que alivia os sintomas da doença. A pessoa infectada deve abolir o consumo de bebidas alcoólicas, já que nessa doença o órgão atingido é o fígado, e com isso é possível sobrecarregá-lo, piorando o quadro. A pessoa que já foi infectada uma vez por esse vírus não corre o risco de adquiri-lo novamente. A doença é totalmente curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações.

A melhor forma de prevenção é a melhoria das condições de higiene e saneamento básico. As medidas individuais de higiene são: lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos; lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos; Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco; lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras; não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto; caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar água sanitária ao lavar o banheiro; no caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, tal como a desinfecção de objetos, bancadas e chão utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária. A vacina contra Hepatite A é distribuída gratuitamente nas unidades básicas de saúde para crianças de 1 a 2 anos de idade.

Para tratar a água, basta ferver ou colocar uma colher de sopa de água sanitária a 2,5% (sem alvejante), diluída em um litro de água.

Colaboraram: Curso de Enfermagem, projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, Grupo PET Enfermagem, Profa. Simone Albino da Silva, Profa. Érika de Cássia Lopes Chaves, Ministério da Saúde, Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Fundação Oswaldo Cruz, DST-AIDS Hepatites Virais.