Sala de defesa de dissertações e teses é inaugurada na UNIFAL-MG

Espaço foi reformado e equipado para atender as demandas dos programas de Pós-Graduação

Na última sexta-feira (23/02) foi inaugurada a sala de defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG, que está destinada a atender as demandas dos programas stricto sensu da Instituição. A solenidade contou com a participação, via webconferência, do presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Prof. Mário Neto Borges e também foi transmitida para os participantes dos campi de Varginha e Poços de Caldas.

Estiveram presentes o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger, o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Eduardo Costa de Figueiredo, a coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Isarita Martins e o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Sandro Amadeu Cerveira, reitor eleito que assumirá a gestão da UNIFAL-MG em março de 2018, além de representantes das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

A Profa. Eva agradeceu o apoio da gestão atual e das pró-reitorias envolvidas no projeto de desenvolvimento e reforma da sala. “Realizamos um sonho hoje, ou pelo menos parte importante de um. Desde que entrei na UNIFAL-MG senti falta de um espaço dedicado e equipado para atender os momentos de defesa de dissertações e teses. Tal momento é fulminante na carreira de todo pesquisador, pois é resultado de anos de dedicação, trabalho e sacrifícios e, por isso, deve ser solene e especial”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Segundo ela, a necessidade da sala específica já é comprovada pela grande quantidade de solicitações que aguardam para utilizar o espaço equipado para web conferências.

Já o reitor, antes de passar a palavra para o Prof. Mário Neto, aproveitou a oportunidade para apresentar a trajetória, conquistas e desafios do convidado ao longo de sua carreira, até a posição de presidente do CNPq, em 2017. O Prof. Paulo Márcio também ressaltou a importância da inauguração da sala especial para as unidades de pesquisa e pós-graduação da Universidade, “uma vez que ela dará mais conforto, agilidade, qualidade e eficiência às defesas, especialmente nesse momento de crise, em que o deslocamento físico está mais restrito devido à situação financeira das IFES”.

O Prof. Mário Neto cumprimentou os representantes da UNIFAL-MG pelos grandes avanços na área de graduação e pós-graduação em tão pouco tempo. Ele também contou sobre o desafio que foi assumir a gestão do conselho: “seria difícil, mas nós sabíamos que poderíamos trazer algumas experiências e propostas para a recuperação do CNPq. Inclusive para uma visão diferenciada que precisamos ter nesse novo contexto de dificuldade econômica e orçamentária do país, além das mudanças em ciência, tecnologia e inovação, uma área que está avançando em uma velocidade cada vez maior”.

O presidente do CNPq também ressaltou que este ano o conselho completa 67 anos de existência e que faz parte da sua missão fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação, visando atender a demanda de médio e longo prazo para o desenvolvimento do Brasil. Para ele, não há dúvida do reconhecimento do mundo e da sociedade brasileira de que no país existem bons pesquisadores. Entretanto, “a sociedade, os políticos, todos questionam sobre como transformar essa boa ciência (que nós sabemos fazer) em geração de riqueza e soluções dos problemas nacionais”. De acordo com Prof. Mário Neto, é preciso investimento financeiro e humano nas pesquisas, e usou como exemplo o caso da investigação sobre o zika vírus e a microcefalia que, com um orçamento de 60 milhões de reais, conseguiu alcançar grandes resultados práticos, para o mundo todo em apenas um ano. “Com o investimento adequado, é possível transformar o conhecimento teórico em ações práticas para ajudar no desenvolvimento nacional”, defendeu.

Em seguida, a sala O-313 foi oficialmente inaugurada com o descerramento da placa. Vale ressaltar que a sala de defesa já está à disposição dos mestrandos, doutorandos e orientadores de toda a UNIFAL-MG.