Sandro Amadeu Cerveira empossa vice-reitor e apresenta nova equipe gestora

Versão para impressãoEnviar por email
“Vamos estimular a sinergia e a acolhida”, diz reitor em cerimônia de transmissão de cargo

Na cerimônia pública em que recebeu oficialmente do Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva o cargo de reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na noite desta quinta-feira, 22/03, o Prof. Sandro Amadeu Cerveira externou a alegria e senso de responsabilidade pela oportunidade de trabalhar pelas pessoas e, junto com elas, contribuir para a construção da democracia, o progresso da ciência e a promoção da cidadania por meio da educação.

Em seu primeiro pronunciamento como reitor, o Prof. Sandro falou sobre reconhecimento, democracia, mudanças e o espírito que conduzirá o trabalho do novo reitorado. Citando Alexis Tocqueville, afirmou que a Universidade contribui para a democracia quando mantém sua distinção crítica e provocativa. “Somos uma Instituição do Estado e não deste ou daquele governo. Por isso, a autonomia universitária é fundamental.”, disse.

O novo reitor lembrou que a UNIFAL-MG está comprometida com a justiça e que a sua gestão seguirá defendendo a pluralidade do conhecimento científico, a convivência pacífica, a liberdade e a diversidade cultural. “Sabemos que vivemos um momento dramático de restrições orçamentárias e ataque a universidade pública. Porém, tempos difíceis exigem criatividade e dedicação. Se a comunidade também quiser, podemos inaugurar novas práticas institucionais, uma nova cultura organizacional. Fomos eleitos para estimular a sinergia, a soma e a união. Estamos aqui para compartilhar e não para dividir.”, enfatizou.

Lembrou ainda que as mudanças precisam de apoio, tanto dos colegiados quanto da comunidade. Segundo ele, “para mudar, não basta apenas trocar o reitor. As principais mudanças que precisamos não dependem apenas da nossa administração, mas, sobretudo, dos órgãos colegiados, como Consuni e CEPE. Por isso, a comunidade deve estar atenta e atuante nos espaços de decisão.”

Ao apresentar sua equipe de gestores para os próximos quatro anos, ao lado do vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, a quem deu posse na mesma solenidade, o Prof. Sandro ressaltou que pela 1ª vez teremos pró-reitores e pró-reitoras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha e de diferentes áreas do conhecimento: “Sabemos que representatividade importa e trabalharemos para que todos os setores e campi se sintam representados na gestão”.

Além disso, o novo reitor afirmou que apesar do país estar sofrendo com a redução de recursos financeiros e retirada de direitos sociais, a sociedade brasileira pode contar com a coragem e determinação da UNIFAL-MG, “seremos resistência, perseverança e esperança”, disse.

O Prof. Sandro encerrou destacando que os estudantes, docentes, técnicos e terceirizados contarão com um reitorado que dialoga, ouve e resolve, além do compromisso na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. “Só garantiremos isso se estivermos unidos. Por isso, caminhemos mais perto. Como diria Carlos Drummond de Andrade: ‘vamos de mãos dadas’.”

A SOLENIDADE

Mais de 300 pessoas participaram do evento, conduzido pelo servidor aposentado Sebastião Meira, que foi mestre de cerimônias na solenidade. Os convidados prestigiaram a interpretação do hino nacional pela discente Marina Rosa, que foi acompanhada pelo músico Luís Cláudio Ribeiro (Casquídeo), e a homenagem da Orquestra Popular da UNIFAL-MG ao reitor e vice-reitora cessantes, Prof. Paulo Márcio e Profa. Magali Benjamim de Araújo.

A solenidade também prezou a acessibilidade: foi realizada a transmissão ao vivo via Facebook Oficial da Universidade (confira o vídeo aqui!), bem como pela emissora 101,3 MHz FM da Fundação de Apoio à Universidade Federal de Alfenas – Facepe. Além disso, a cerimônia contou com a presença dos tradutores da Língua Brasileira de Sinais – Libras: Mayra Pettersen e Henrique Teles dos Santos, e foi organizada uma brinquedoteca para acolher as crianças que acompanharam os pais no evento.

Durante a festividade, o reitor cessante, proferiu uma emocionante homenagem a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e afirmou se sentir honrado pela oportunidade de participar da construção e consolidação da Universidade ao lado de pessoas tão incríveis e que tanto lhe ensinaram ao longo dos 17 anos em que esteve ligado a administração. “Vivi momentos de imensa alegria! E desejo que o mesmo aconteça com essa nova gestão que se inicia, que vocês possam celebrar muitas conquistas e realizações. Dizem que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia, mas mesmo assim eu vou fazer uma sugestão: trabalhem com afinco e determinação, e tenham na atenção à valorização da pessoa do outro o maior objetivo a ser alcançado.”, afirmou o Prof. Paulo Márcio.

À frete da Reitoria por dois mandatos consecutivos, o professor também falou sobre sabedoria e responsabilidade ao tomar decisões: “o maior poder que o reitor tem, em primeiro lugar, é o poder de ajudar os outros. Também temos o poder incrível para servir, estimular e, o mais importante, o poder de saber que, mesmo tendo poder para isso, não devemos prejudicar ninguém de forma deliberada. É preciso um forte poder para que isso seja exercido.”

E com um pensamento do presidente americano Theodore Roosevelt, Paulo Márcio finalizou: “’É muito melhor lançar-se em busca de conquistas grandiosas, mesmo expondo-se ao fracasso, do que alinhar-se com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta, onde não conhecem nem vitória, nem derrota.’ Sou eternamente grato por essa oportunidade tão rica de dirigir e conviver intensamente com todos vocês essa instituição maravilhosa, esse verdadeiro templo do saber, que é a UNIFAL-MG”.

A vice-reitora cessante também expressou sua gratidão a todos os setores da Instituição e àqueles que estiveram ao lado da gestão 2014/2018 compartilhando lutas, alegrias e angústias. A Profa. Magali também procurou não mencionar o que foi feito e o que ainda precisa ser realizado pelos novos dirigentes: “O discurso deve ser único, assumir seu papel e demonstrar os benefícios da continuidade positiva para a causa da educação superior pública brasileira. Foi com luta, trabalho, dedicação e determinação que procurei servir a UNIFAL-MG. De maneira conjunta com meus colegas na administração e toda a comunidade acadêmica, fomos capazes de conduzir a instituição para que se tornasse mais forte e ainda melhor.”, disse a professora que foi a 1ª mulher a assumir o cargo.

Na oportunidade de sua posse, o novo vice-reitor, Prof. Alessandro, parabenizou a gestão anterior da UNIFAL-MG que tanto a engrandeceu nos últimos oito anos e lembrou sobre os desafios que o novo reitorado enfrentará: “O Ensino Superior, está a todo o momento em evidência, porém, cabe a nós, seus atores, mantê-lo sobre os holofotes das grandes e necessárias ações para o avanço e melhoria da nossa sociedade. Precisamos elevar o número de alunos matriculados a cada ano nos ensinos de graduação e pós-graduação, aprimorar e dinamizar a pesquisa de excelência, tornar seus resultados acessíveis e integrar o conhecimento com a sociedade, por meio das ações de extensão. Temos que atuar com firmeza e eficácia na sublime missão de inclusão e assistência aos estudantes, e respeitar e valorizar as diversidades.”, disse o professor que atua na Universidade há 21 anos.

Representando o Conselho Universitário (Consuni) e a comunidade acadêmica, a professora decana Cássia Carneiro Avelino parabenizou os novos gestores, desejando-lhes êxito, agradeceu as importantes realizações em benefício da Instituição da gestão do Prof. Paulo Márcio e relembrou a trajetória centenária da UNIFAL-MG no contexto brasileiro e sul mineiro.

Também foi realizada uma homenagem, pela nova pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, a técnica Anayara Raíssa Pereira de Souza e pela discente, representante do DCE, Luíse Batista Campos, à vereadora Marielle Franco, morta a tiros no Rio de Janeiro, em 14/03.

Vale ressaltar que entidades que mantêm cooperação com a UNIFAL-MG, como prefeituras, secretarias e institutos de ensino, também enviaram representantes à cerimônia de transmissão de cargo e posse da nova equipe do Reitorado.

A rádio experimental da Facepe voltará a transmitir a cerimônia nesta sexta-feira, 23/03, a partir das 20h. Sintonize: 101,3 FM!