2ª Sessão do Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico

Dia 30/05, às 15h, no auditório Dr. João Leão de Faria

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Letras/Espanhol e o Pibid do curso de História, juntamente com o Cineclube UNIFAL-MG, têm o prazer de convidar a comunidade universitária, para prestigiar a 2ª Sessão do Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico, uma ação pibidiana interdisciplinar que será realizada no próximo sábado, dia 30 de maio, às 15h, no auditório Dr. João Leão de Faria da Instituição. Após a exibição, será realizado um debate com convidados, pibidianos, supervisores, professores, estudantes, acadêmicos e comunidade presente. Nesta ocasião teremos dois convidados que participarão: o Prof. Ronaldo Auad do ICHL (UNIFAL-MG) que abordará o filme desde uma perspectiva artístico-plástica e a Profa. Valéria da Silva Moraes, hispanista e convidada que virá de São Paulo.

O filme a ser exibido intitula-se Frida (USA, 2002, 123 min), baseado na biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, representado pela atriz mexicana Salma Hayek. Um acidente mudou irreversivelmente a vida da então adolescente Frida. Viajando ao lado de seu antigo namorado Alejandro Gomes Arias (Diego Luna), seu ônibus colidiu com um bonde, matando diversas pessoas e ferindo muitas outras. Quando finalmente voltou a andar, Frida ousou visitar o já renomado pintor Diego Rivera (Alfred Molina) para ouvir uma crítica profissional. Diego se interessou não apenas por seu trabalho, mas também pela tenacidade, charme e beleza da jovem artista. Diego e Frida se casaram em Coyoacán em 21 de agosto de 1929, apesar da fama de mulherengo Diego que tinha. Frida passou a vida entre uma cirurgia e outra para tentar corrigir a coluna e viveu artisticamente à sombra do marido, sempre perdoando seus casos extraconjugais e se satisfazendo com o seu próprio desejo por outras mulheres.

Para fechar o Ciclo Intercultural, no dia 20/06 (sábado) será exibido o filme Violeta se fue a los Cielos (2011).